Existe vida, aprendizado e empoderamento na Universidade La Salle durante o final de semana. Na sexta-feira (04) e sábado (05), a Universidade sediou o Django Girls, evento realizado mundo afora para disseminar conhecimento sobre programação para mulheres, pessoas trans e não-binárias.

O que é Django Girls?

De acordo com Bruna Jacom, coordenadora do evento, o Dango Girls é uma organização sem fins lucrativos que visa promover a autonomia tecnológica entre as mulheres e, assim, aumentar a sua presença no mercado de TI. “A ferramenta usada para tanto é a realização de eventos para ensinar e entrosa-las sobre Python, linguagem de programação, e Django, o framework usado para desenvolvimento rápido para web, que é escrito em Python”, explicou. O evento foi promovido de forma voluntária e gratuita.

Mulheres na TI

Na Universidade, as organizadoras encontraram o espaço favorável para a concretização da primeira edição realizada em Canoas. “Recepcionar o Django Girls aqui está alinhado com três compromissos Institucionais, partindo da nossa inserção no Comitê Gaúcho impulsor do Programa Eles por Elas, da ONU, que visa justamente rever hierarquias e acabar com desiquilíbrios de gêneros em ambientes institucionais”, detalhou a Profa. Dra. Tatiana Vargas, representante da Universidade La Salle no Comitê HeForShe da ONU Mulheres.

Os outros pontos, segundo a professora, são o compromisso com o Pacto Universitário para a Educação e os Direitos Humanos, que se propõe a pensar nessas questões dentro da Universidade e a creditação no Programa de Impacto Acadêmico da ONU.

Planos para 2019

A Profa. Dra. Patrícia Kayser, Diretora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, afirmou que há um desejo Institucional de atuar de forma mais forte no empoderamento das mulheres na área dos cursos de Ciências Exatas. Ela contou que, embora pesquisas tenham mostrado um aumento significativo de engajamento de mulheres nesses cursos há alguns anos, recentemente os números voltaram a cair, chegando aos poucos registrados no início da década de 1990.

“Queremos mostrar para as mulheres da Universidade que existe sim a possibilidade de carreira na Computação, Matemática e outros cursos de Ciências Exatas. Já realizamos eventos com esse intuito, mas queremos promovê-los de forma sistemática no campus. Nossa intenção é que o Django Girls seja uma ação anual, assim como outras ações da mesma natureza”, conclui a professora Patrícia.

Confira os melhores momentos do evento na galeria do Flickr da Universidade.