Poder viver a decência antes mesmo da formatura. Esta é a vivência propiciada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciativa da CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O painel Pibid reuniu os alunos bolsistas, os coordenadores dos subprojetos e representantes das escolas parceiras, que puderam relatar as atividades desenvolvidas nas escolas e de que forma todas as partes são beneficiadas pelas ações. Alunos dos bacharelados dos cursos da área da Educação, como Educação Física, Pedagogia, Biologia, Química, História e Letras apresentam cases desenvolvidos nas escolas.

Entre os depoimentos dos acadêmicos esteve a importância de vivenciar a rotina de um professor em sala de aula até mesmo para decidir se é o caminho é mesmo a docência e também de se colocar e entender o lado do professor na hora da tomada de decisões.  Outro ponto abordado foi o reconhecimento de que um bom professor vai além do conteúdo que está preparado para trabalhar, o professor deve se envolver com os alunos, respeitando suas diferenças e entendendo suas necessidades.

Sobre o Programa

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a capacitação e a valorização da formação de professores para educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvida por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. O Unilasalle integra-se à CAPES, por meio do PIBID, que aproxima os cursos de licenciatura da realidade escolar, estimulando a integração entre espaços de educação e promovendo a melhoria dos índices de desenvolvimento da Educação Básica.