Menu

Nesta quinta-feira, dia 22/12, foi oficializada a parceria entre Unilasalle Canoas e Velopark, em um ato de assinatura em Nova Santa Rita. O Unilasalle Canoas agora é Fornecedor Oficial de Ensino Universitário do Velopark, tornando-se instituição para a formação de colaboradores da empresa e espaço multidisciplinar para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão , incluindo iniciação científica e tecnológica e projetos em conjunto, que deverão ser ajustadas mediante termos aditivos específicos.

A parceria com o Velopark já dava importantes passos desde 2015, com a entrada de alunos de engenharia nos boxes das competições, podendo aprender na prática a rotina dessa profissão. O Unilasalle também foi parceiro em eventos, disponibilizando para a comunidade acadêmica ingressos para os campeonatos de arrancada. “Trata-se da formalização de uma parceria que já acontece há mais de um ano e que gerará muitos frutos ainda, como projetos acadêmicos que estaremos anunciando e executando a partir de 2017” comenta o Prof. Me Alexandre Andreoli, Coordenador da Área de Inovação e Tecnologia. 

A parceria com o Velopark é uma ação que solidifica o Catalisador de Valor Innovation, decorrente do Reposicionamento Estratégico baseado em Design Thinking que conferiu aos cursos a geração de valor por meio da interdisciplinaridade e a configuração por áreas estratégicas. “Em breve começaremos a recrutar acadêmicos para comporem a equipe Unilasalle Velopark para competições em projetos interdisciplinares, envolvendo diversos cursos e desafios que vão mistura aprendizado com diversão”, comentou Andreoli. 

O Assessor de Inovação e Diretor de Graduação, Prof. Dr. Daniel Sperb ressaltou que a parceria só foi possível graças ao olhar estratégico da instituição e de suas áreas, como esta que passou a ter “uma nova forma de entender a inovação e tecnologia”. Mas não só a área de Inovação e Tecnologia será beneficiada com a parceria. Ela poderá ser percebida de forma multi e interdisciplinar em diversos cursos de graduação e pós-graduação. É o que relata o acadêmico de Engenharia Química, Cristian Westphal, que acompanhou o evento: “Acho que podemos aproveitar o Velopark pra muitas áreas do conhecimento porque assim como se tem uma ênfase nas engenharias mecânica e de computação, a Engenharia Química pode trabalha num projeto automotivo através de propelentes, de reações químicas que estarão interligadas”. 

Já o Reitor do Unilasalle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, destacou o quão importante foi a equipe do Unilasalle se deslocar até o Velopark para a assinatura do contrato. “Isso mostra que a instituição não está dentro de um quarteirão, ela está em diversos endereços e tem muitos sobrenomes. Queremos convênios que tenham vida e que gerem números, conhecimento e suor”. O mesmo desejo demostrou a Diretora do Velopark, Sofia Costa, que contou sobre a troca de benefícios que as entidades terão a oportunidade de ter. “A gente viu muita sinergia de valores entre as instituições e essa parceria permitirá o desenvolvimento do pessoal do Velopark bem como a experiência dos alunos do Unilasalle na nossa estrutura. Será um privilégio tocar esses projetos em conjunto”.

Entre em Contato