O IV Congreso Internacional das Cátedras Scholas, que aconteceu de 27 a 29/06, em Castel Gangolfo, residência de verão do Papa Francisco, na Itália, rendeu bons frutos para a Universidade La Salle Canoas, na ocasião representada pelo Reitor, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, e pela coordenadora dos cursos de Relações Internacionais e História, Prof.ª Dr.ª Tatiana Vargas Maia. Além de apresentarem projetos da Instituição que têm relação com a comunidade local, objetivo principal do encontro foi idealizado pelo Papa Francisco, a troca de experiências permitiu ampliar uma parceria já existente com a Universidade Católica do Congo. O reitor da instituição localizada no continente africano, Reverendo Abbé Léonard Santedi, sinalizou o interesse em implantar a plataforma Melhoramos Juntos em seu país. “O reitor solicitou o nosso apoio para implementação, uma vez que o princípio do Cátedras Scholas é também multiplicar os projetos, não só em um país, mas em vários”, explica Fossatti.

A previsão é de que todo o material da plataforma brasileira, inspirada inicialmente em uma ideia da Universidade de Buenos Aires, seja traduzido para o francês. Durante o segundo semestre de 2018 também devem ocorrer reuniões entre as duas instituições por meio de videoconferência ou presencialmente. “A exemplo da nossa parceria com a Argentina, em que um representante do projeto veio até nosso campus Canoas, podemos enviar também um representante nosso ao Congo para treinar o quadro de pessoal e sensibilizar a comunidade sobre o projeto”, detalha Irmão Paulo. No país africano a plataforma será um misto entre as ideias da Argentina e do Brasil, permitindo o reconhecimento de boas práticas e ações que podem ser solucionadas.

Melhoramos Juntos

O projeto Melhoramos Juntos é uma plataforma de participação cidadã que tem como objetivo reconhecer boas práticas na cidade de Canoas. Elas precisam estar relacionadas aos temas “Educação” e “Cultura e Lazer”. Conheça mais sobre esse projeto AQUI.