Reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Colônia Del Sacramento é uma das cidades mais charmosas e visitadas do Uruguai. Os alunos do PPG em Memória Social e Bens Culturais puderam ouvir mais sobre os desafios de preservação desse patrimônio com a palestra “Colonia del Sacramento: A complexa gestão de uma cidade Patrimônio Mundial da Humanidade”, ministrada pela Professora Laura Ibarlucea. A uruguaia tem graduação em Professorado de História pelo Instituto de Profesores Artigas (1998) e mestrado em Museologia pela Universidad de Valladolid, Espanha (2007). Atualmente coordena o Programa de Arte e Património da Faculdade da Cultura da Universidade CLAEEH (Montevidéu) e é professora adjunta do programa da Cátedra Unesco em Carnaval y Patrimonio da Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de la República. É também professora convidada da Universidade Complutense de Madrid (Espanha). A palestra, que ocorreu em formato de videoconferência no dia 18/04, integrou a atividade da disciplina Tópico Avançados em Gestão de Bens Culturais.