Incentivar o estudo da matemática de forma diferenciada e desafiadora e ainda premiar com bolsas de estudo os alunos que se destacarem. Este é o objetivo da Olimpíada de Matemática do Unilasalle Canoas. Alunos matriculados a partir do nono ano do ensino fundamental poderão participar e serão submetidos a desafios e testes matemáticos. Os melhores serão convidados para integrar o Clube de Matemática. Aqueles que se destacarem no Clube de Matemática concorrerão a bolsas integrais de estudo conforme o edital. Os professores destes alunos, que também deverão se inscrever no projeto, também terão a chance de ganhar uma bolsa integral de Especialização do Unilasalle Canoas. As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até dia 03/06.

Quem pode participar?

A Olimpíada de Matemática é uma competição dedicada aos alunos regularmente matriculados, e com frequência efetiva, em escolas públicas ou privadas em Canoas ou na região metropolitana de Porto Alegre, cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Os alunos serão divididos em dois grupos: alunos da rede La Salle e alunos das demais redes de ensino, bem como em níveis, de acordo com sua escolaridade. Para integrar o Clube de Matemática, os participantes deverão realizar duas etapas da Olimpíada, uma com questões objetivas e outra com questões dissertativas. Os 15 alunos mais bem classificados de cada nível e grupo, após a segunda etapa, serão convidados a participar do Clube, onde serão desenvolvidas atividades para preparar os alunos para o teste que concederá bolsas de estudo. As atividades, desenvolvidas por professores e bolsistas de matemática, serão diferenciadas com proposta de desafios e oficinas.

Alunos e professores poderão ganhar bolsas de estudo

Os alunos que se inscreverem deverão indicar o nome de seu professor de Matemática. Os 15 alunos mais bem classificados de cada nível e grupo, após a segunda etapa, serão convidados a participar do Clube, onde serão desenvolvidas atividades para preparar os alunos para o teste que concederá bolsas de estudo. As atividades, desenvolvidas por professores e bolsistas de matemática, serão diferenciadas com proposta de desafios e oficinas. Já no Clube de Matemática, os participantes realizarão dois encontros mensais de três horas de duração nos meses de agosto a novembro, quando serão desenvolvidos desafios e atividades, visando ao desenvolvimento das habilidades matemáticas dos participantes.

No mês de dezembro, os alunos realizarão uma prova contendo dez questões dissertativas e os professores entregarão um artigo sobre o trabalho realizado com os alunos. Os melhores colocados serão premiados conforme segue:

Premiação

Aluno primeiro colocado do Nível I - Alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental

Bolsa PARCIAL de 50% para os 3 anos do Ensino Médio no Colégio La Salle Canoas, desde que não ocorra reprovação.

Aluno primeiro colocado do Nível II - Alunos matriculados no 1º ou 2º ano do Ensino Médio

Bolsa PARCIAL de 50% para concluir o Ensino Médio no Colégio La Salle Canoas, desde que não ocorra reprovação.

Três primeiros colocados do Nível III - Alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio

Bolsa INTEGRAL em curso na Área de Inovação e Tecnologia no UNILASALLE para o primeiro colocado.

Para a manutenção da bolsa o aluno deverá obter um índice de aprovação igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das disciplinas cursadas a cada semestre.

Professor primeiro colocado

Bolsa integral para Curso de Especialização do UNILASALLE, desde que não ocorra reprovação, desistência ou cancelamento.

Todas as informações e inscrições estão no site da Olimpíada. Participe!