Você já pensou na infinidade de coisas que são possíveis de serem feitas com uma impressora 3D? A tecnologia vem sendo usada na construção civil, na indústria automobilística, no desenvolvimento de implantes, na moda, gastronomia, arquitetura e muitas outras áreas, só depende da sua imaginação!

De olho nessas tendências, a Universidade La Salle oferece oficinas gratuitas de impressão 3D. Elas são abertas ao público, gratuitas e vão acontecer no Fablab da Instituição. A oficina, que tem duração de uma hora e meia, começa com a apresentação dos processos de impressão 3D. Em um segundo momento é realizada uma etapa que vai ensinar aos participantes como preparar um arquivo para impressão. E, por fim, acontece uma parte prática, com a impressão de um projeto. “As pessoas ainda desconhecem o processo. Tivemos exemplo disso no Campus Tour, quando alunos chegaram aqui no Fablab. Eles têm muitas curiosidades, mas não sabem o que é viável fazer em impressão 3D”, explica o Prof. Me. Fabrício Augusto Kipper, coordenador dos cursos de Design da Universidade La Salle e ministrante da oficina.

Os alunos podem trazer projetos e ideias autorais para serem debatidos nas oficinas. Para participar é preciso se inscrever no SITE. As oficinas vão acontecer nas terças-feiras, a partir das 9h.

Fablab da Universidade La Salle está aberto à comunidade

O Fablab está também aberto para população. No espaço, localizado no térreo do prédio 1, está um laboratório de informática, máquinas para plotagem de plantas, impressora 3D, máquina para corte de vinil, máquina para corte a laser (madeira, papel, acrílico), equipamentos para acabamentos (lixas, serras, etc) e uma fresadora (corta e esculpe em madeira). “A pessoa pode chegar aqui com uma ideia inicial e vamos ajudar a materializar ou com projeto mais em fase avançada. Nesse caso, orientamos o processo de fabricação. Podem ser feitos desde produtos pequenos até um porte máximo de um metro por peça”, explica Fabricio.

O Fablab é utilizado segundas e sextas para aulas dos cursos de Arquitetura e Design. Outros cursos, como Gestão Comercial e Engenharia Ambiental, também utilizam o espaço para atividades esporádicas. O laboratório está aberto para a comunidade acadêmica e externa nas terças, quartas e quintas, das 18h às 22h. O uso, no entanto, deve ser previamente agendado pelo e-mail fablab@unilasalle.edu.br ou pelo telefone 3476-8324. O custo de cada projeto será avaliado na hora. “Outros Fablabs do Brasil e no mundo estão produzindo muito mobiliário urbano, cadeiras, bancos, robótica aplicada, etc. São muitas as possibilidades do que criar. E uma das coisas legais do Fablab é o ambiente. Mais do que as máquinas, é um espaço para compartilhar ideias e projetos. O conhecimento gerado tem que ser compartilhado”, finaliza o professor.