Como é possível aprender produzindo cerveja? Os professores da Universidade La Salle estão respondendo a esse questionamento no projeto Unibeer. A ideia é ensinar através da produção da bebida, que ocorre de forma artesanal nos laboratórios da Universidade. No dia 20/05 ocorreu mais uma oficina do projeto. Cerca de 30 alunos de diversos cursos participaram, trocando experiências e aprendendo sobre todo processo: “A experiência é muito enriquecedora, pois temos o envolvimento interdisciplinar com alunos de outras áreas. Participamos desde a organização do evento, como também na realização de testes dos equipamentos da futura planta, que irá facilitar o processo”, relatou a aluna Daiana Brites, que cursa Engenharia de Produção e é Bolsista Google for Education.

No encontro os alunos aprenderam sobre a receita para produção, uso de insumos, temperaturas para fabricação e até mesmo a higiene exigida pelo processo. Também foram repassados conhecimentos sobre como tornar o processo de produção menos manual e mais automatizado. “A ideia principal do projeto será a criação de uma planta industrial didática, de forma que os alunos irão participar no seu desenvolvimento. O aluno poderá interagir no processo, controlando grandezas físicas como temperatura, vazão e nível, além de adquirir os conhecimentos na elaboração da cerveja e sobre processos industriais”, explicou a aluna.

O Prof. Me. Rafael Kunst, coordenador dos Cursos de Ciências da Computação, Redes de Computadores e Sistemas para Internet, da Área de Inovação e Tecnologia, é um dos coordenadores do projeto. Ele explica que novas oficinas devem ocorrer ao longo do ano e avalia a importância da atividade: “Vejo um grande potencial de captação e retenção de alunos neste projeto, visto que eles poderão colocar em prática o que estão estudando em sala de aula, muitas vezes, em uma área que sequer imaginavam que poderiam trabalhar”, explica.

O Prof. Dr. Charles Rech, coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, explica que o laboratório, além da parte prática, deve gerar trabalhos científico: “Temos um grupo que está trabalhando no projeto do processo de fabricação formado por professores e alunos, o Unibeer. Este grupo tem reuniões frequentes e já gerou trabalho no SEFIC, Mostratec 2016 e Mostra Unisinos de Iniciação Científica, que ocorreu semana passada. Atualmente estamos trabalhando na microcervejaria instrumentada e, posteriormente, iremos trabalhar no processo biológico, químico e físico”, detalhou.

Também integram a equipe o Porf. Me. Rafael Pieretti de Oliveira, coordenador do curso de Engenharia de Produção, e  a Prof.ª Dr.ª Heloiza Moura Tergolina, coordenadora do  curso de Química.

Confira AQUI uma galeria com fotos da oficina.

Alunos também participaram de Oficina de Combustíveis

No mesmo dia, os alunos que integram a equipe do La Salle Racing Team e da Engenharia Mecânica, participaram de uma Oficina de Combustíveis e Eficiência Energética em Motores de Combustão Interna, ministrada pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Charles Rech. “Tratamos da teoria aplicada a motores de combustão interna, ressaltando propriedades dos combustíveis que atuam no processo de combustão e, consequentemente na potência. Tratamos da estequiometria da combustão tanto para máxima potência, quanto para mínimo consumo e poluição ambiental”, detalhou o professor.