No próximo sábado, às 13h30, alunos da Universidade La Salle vão ter uma integração com líderes comunitários de Canoas. O objetivo do encontro é ensinar a população como é possível produzir sabão a partir de óleo de cozinha. A atividade terá início com a apresentação dos acadêmicos de Engenharia Ambiental, da Área de Inovação e Tecnologia, com a problemática do lançamento de óleo usado na rede de esgotos. Posteriormente será então abordado o processo de fabricação de sabão e por fim será realizada uma oficina onde cada participante irá fazer seu sabão a partir dos ingredientes que serão preparados. Participam da oficina 30 líderes comunitários, que integram a União das Associações de Moradores de Canoas (UAMCA). “A ideia é que cada líder comunitário leve este conhecimento à comunidade que representa, visando que toda a comunidade seja instruída das práticas da oficina. Sem dúvidas que serão multiplicadores pois são líderes de praticamente todos os bairros de Canoas”, explica o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Prof. Dr. Alexandre Knop.

A atividade acontece pela primeira vez na Universidade e será ministrada pelos alunos, com a supervisão do professor, que ressalta também os benefícios do projeto para os estudantes: “Isso permite que ocorra uma afinidade entre os acadêmicos e a nossa comunidade regional, o que muito orgulha os acadêmicos, criando um maior engajamento dos mesmos com o curso”, completo o professor.

Diretório Acadêmico faz reunião com UAMCA

Hoje pela manhã, representantes do Diretório Acadêmico da Engenharia Ambiental (DAEA) participaram de uma reunião com integrantes da União das Associações de Moradores de Canoas (UAMCA). A conversa aconteceu na Sala dos Diretórios Acadêmicos da Universidade La Salle. A proposta do encontro foi estreitar a relação entre os alunos e os moradores, prevendo futuras parcerias. “Nós temos as pessoas, mas nem sempre temos condições de estruturar esses projetos. Então quando surge uma parceria com uma Universidade, como é o caso, agarramos a oportunidade com unhas e dentes”, explicou o presidente da UAMCA, Alcindo Pereira. O aluno do curso de Engenharia Civil, Monir Saldanha, que também integra o Conselho Deliberativo da UAMCA, falou da importância de se aproximar da comunidade: “Somos uma Universidade Comunitária então essa deve ser a nossa contrapartida. Nos aproximar e estreitar o relacionamento, o que pode render outras parcerias”. A 2ª vice-presidente do DAEA, Fernanda Rosa, também participou do encontro. “O foco é integrar o Diretório Acadêmico em ações sociais”, finalizou.