O Túnel Verde, um dos pontos mais conhecidos da Universidade La Salle, está passando por algumas mudanças. A mais perceptível é a nova regra de trânsito no local. Foi feita uma divisão com cones, de um lado passam os pedestres e do outro os carros. “Notamos nos últimos dias que a entrada de professores e a saída dos alunos da escola estava apresentando alguns riscos, já que nem sempre as crianças estão atentas a circulação de veículos. Essa é uma iniciativa em teste, no longo prazo vamos ver como avaliar a situação, diminuindo sempre os riscos”, explica a coordenadora de vigilância, Jucelaine Garcia.

Manejo da vegetação nativa

Outra importante mudança aconteceu nos dias 12, 13 e 14/03. Nessa data foi realizado o serviço de manutenção e poda das vegetações no Túnel Verde, estacionamento e arredores. “Muitas dessas árvores são imunes ao corte, por isso entramos em contato com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, que indicou quais árvores poderiam receber o manejo”, explica o coordenador do curso de Ciências Biológicas, Prof. Dr. Rodrigo Carrilho, que foi também o biólogo responsável pela atividade. Além de garantir a segurança de funcionários e alunos que circulam no campus, as podas contribuem para o desenvolvimento de árvores e plantas. Também participaram do trabalho de manejo da vegetação o Prof. Dr. Sergio Augusto de Loreto Bordignon e os colaboradores Diego Floriano da Rocha, Damasceno Hamilton da Silva Andrade e Débora Eduarda Saldanha. “Além do resultado atingido, que significa atender aos apontamentos dos colaboradores e acadêmicos sobre as melhorias na segurança de quem circula pelo túnel verde e sua manutenção, este foi um trabalho realizado em conjunto pelas áreas administrativas e cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu, ou seja, os alunos podem ser protagonistas não só em apontar oportunidades de melhoria como propor as mesmas”, finaliza o Diretor Administrativo da Universidade, Patrick Ilan.