Menu

Quando deixamos de existir no mundo físico, o que acontece conosco no mundo virtual? Inquietações sobre memórias e os rastros deixados na web foram abordados na oficina Vestígios de mentes sem lembranças: a memória nas redes sociais, na noite de hoje, 24/08, no Espaço Multicultural da Biblioteca. 

“As redes sociais são, para nós, a caixinha de fotos dos entes queridos que nossos avós guardam como recordação: fotos, posts sobre o dia-a-dia, as lembranças de momentos felizes que passamos juntos. A diferença é a perenidade e a quantidade de informações desse novo arquivo”, explicou a Prof. Patrícia Kayser, Diretora Adjunta de Extensão, Pós-graduação e Pesquisa, que ministrou o momento. 

A professora levantou inúmeros debates acerca da “imortalidade” das lembranças na web, aspectos positivos e dolorosos, como definiu. Entre os exemplos, destacou os perfis do Facebook e as implicações de manter, deletar ou  mesmo de visitar e receber notificações de usuários que já faleceram. Apresentou debates que já existem sobre o assunto e cases de novas tecnologias que surgem como investidas empreendedoras para facilitar essa relação e situação.  Também houve interação entre os participantes, que compartilharam experiências e conhecimento.

 

Entre em Contato