Na madrugada da próxima sexta para sábado alunos do curso de Relações Internacionais vão testar os limites do estresse, competitividade e estratégia, na Maratona de War da Universidade La Salle, em Canoas. O jogo é disputado em um tabuleiro com o mapa do mundo. Cada jogador recebe uma carta com um objetivo e quem completar o seu primeiro é o vencedor. Podem acontecer várias rodadas. A atividade é baseada no conceito de aprendizagem por metodologias ativas, onde é proposta a resolução de problemas. “O estudo de estratégias de ação é essencial para as relações internacionais, e o desenvolvimento de atividades lúdicas, tais quais o uso do WAR, permite que alunas e alunos testem e reflitam a respeito das teorias, sistemas, conceitos, variáveis e fatos que aprendemos em sala de aula”, explica a coordenadora do curso, Prof. Dr. Tatiana Vargas Maia.

Uma das organizadoras da atividade, a aluna Bárbara Munhoz, explica que eles já têm aulas utilizando jogos e essa é a primeira vez que ocorre a Maratona: “É uma forma de colocarmos em prática toda teoria que vemos em sala de aula. É também uma forma de interagir com colegas de diferentes semestres, explica.