No sábado e no domingo, 30 alunos de diferentes cursos de Relações Internacionais do Rio Grande do Sul estiveram reunidos na Universidade La Salle, em Canoas. Cada um representava um país e alguns eram integrantes da imprensa de diferentes nações. Em inglês, eles discursavam com o objetivo de defender seu ponto de vista a respeito de temáticas mundiais. Tudo faz parte do quinto no La Salle Model United Nations (Lasmun), projeto de extensão acadêmica de simulação de diferentes órgãos das Nações Unidas (ONU). Esse ano o tema foi: “Forwarding pertinent issues, enhancing global cooperation” (Encaminhando questões pertinentes, reforçando a cooperação global). “O evento é uma oportunidade única para os alunos praticarem e consolidarem competências e habilidades desenvolvidas em sala de aula, como a capacidade de trabalho em equipe, a negociação de soluções para conflitos de interesses, técnicas de argumentação e de como falar em público”, relata a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Universidade La Salle, Prof. Dr. Tatiana Vargas Maia.

O evento é organizado pelos alunos, que selecionam as temáticas a serem debatidas. “É uma forma de eu debater e expor a minha visão do mundo. E também uma oportunidade de treinar o inglês, conhecer alunos de outras universidades e entender a forma como eles enxergam o mundo”, explica o coordenador no quinto Lasmun, o aluno Gabriel Cunha.

A cada edição são representados diferentes organismos da governança internacional. Desta vez, o Lasmun contou com novidades na sua configuração. Os temas foram divididos em três conselhos:

- Conselho Europeu: A entrada da Turquia na União Europeia.

- Conselho de Segurança: Problemas assimétricos na África do Norte.

- Conselho da Imprensa Internacional: Cobertura de debates de quatro principais períodos do mundo.

“As temáticas são selecionadas anualmente pelos próprios alunos, e essa escolha leva em consideração os fenômenos mais relevantes em desenvolvimento no sistema internacional, bem como os interesses dos alunos do curso”, completa a professora.

Ainda na segunda-feira passada os participantes receberam um guia on-line e foram comunicados quais países iriam representar. Ao longo da semana puderam preparar suas falas. Ex-aluna da Universidade, Fabiana Bourscheidt, voltou a Instituição para participar do Lasmun: “Instiga na gente essa troca de opiniões e idéias entre países e ter que realmente seguir o que os representantes de um país pensam. Temos aqui uma mínima noção do que é ser um diplomata”, relata.