Menu

O La Salle Model United Nations (Lasmun) chega a sua quarta edição em 2016. A novidade deste ano ficou por conta da palestra de abertura, que aconteceu na noite desta terça-feira, dia 05/07, e contou com a fala do Doutor em Relações Internacionais e Diretor da Audiplo – Educação e Relações Internacionais, Prof. Fabiano Mielniczuk. O tema da palestra foi a crise dos refugiados e os recentes acordos da União Europeia com a Turquia. De acordo com Mielniczuk, este é um tema muito importante no mundo, além de estar entre os assuntos que norteiam a edição do Lasmun. “Mais de um milhão de refugiados migraram para a Europa no ano passado e desde então isso tem tido impacto, inclusive com as mudanças na União Europeia”, destacou. 

A fala do palestrante versou sobre questões que levam a esta crise e suas consequências. Tentar entender o que se passa em países como Iraque, Síria e Afeganistão, locais de onde mais pessoas sairam, e as condições de vida dessas populações é papel do profissional de Relações Internacionais diante deste cenário.

O Lasmun tem continuidade nesta sexta e sábado, dias 08 e 09/07, quando acontecem as simulações de diferentes órgãos das Nações Unidas (ONU). A cada edição são representados diferentes organismos da governança internacional. Desta vez, o Lasmun contará com dois comitês de simulação. O primeiro será um Conselho de Segurança que debaterá a “Coreia do Norte: Ameaças à Segurança Internacional”. O segundo abordará a situação de migrantes e refugiados na Europa, no âmbito da Assembléia Geral. Mielniczuk ressaltou que este tipo de evento, que inclui simulações, é “uma forma de colocar em prática a atuação para uma futura carreira internacional”.

 

Entre em Contato