A pesquisadora e professora do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, Prof.ª Dr.ª Zilá Bernd, autora de outros dez livros está lançando agora uma nova obra. A publicação “A persistência da memória: romances da anterioridade e seus modos de transmissão intergeracional” será lançada durante evento nesta sexta-feira, dia 28/09, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública de Porto Alegre, às 17h. Na ocasião, a Profª. Drª. Maria do Carmo Campos, da UFRGS, participará como debatedora.“Trata-se de uma publicação de meu trabalho de pesquisadora CNPq dos três últimos anos, quando me debrucei sobre o tema da memória geracional e de seus modos de transmissão.  Trabalho com autores clássicos sobre questões memoriais de Aristóteles à Aleida Assamnn, passando por Marice Halbwachs, Walter Benjamin, Henri Bergson, Joel Candau, Régine Robin, Nobbio, Laurent  Demanze, Jeanne Marie Gagnebin, Edouard Glissant,François Noudelmann, Pierre Ouellet e Anne Muxel.  O corpus pertence ás literaturas brasileira, caribenha e quebequense contemporâneas”, detalha a professora.

As questões de filiação, herança e transmissão são problematizadas num conjunto de textos literários da contemporaneidade que Zilá Bernd analisa, fundamentada nos trabalhos de teóricos que se debruçam sobre o tema da memória. As análises elucidativas de conceitos teóricos e textos literários e a adoção de uma perspectiva comparada conferem à obra a capacidade de repercutir formulações que enriquecem e renovam o imaginário das Américas e contribuem para fortalecer a consciência da importância da permeabilidade à memória do outro.

O livro já pode ser adquirido pela internet e na Livraria Cultural, localizada no campus da Universidade La Salle, em Canoas.