Menu

Mesmo habituado ao idioma e empregado, Phaden Jean tem anseios maiores: Ele quer uma vida melhor. O jovem de 25 anos veio do Haiti há dois anos e conta que hoje faz curso de informática, mas quer estudar mais. Portanto toda ajuda nesse sentido é bem-vinda. Essa é uma das necessidades que os imigrantes têm ao chegar num novo país. Por isso, a Universidade La Salle, lançou nesta terça-feira, dia 14/11 o “UNIVERSIDADE LA SALLE INCLUI: apoio aos imigrantes”, projeto de extensão em parceria com o Centro Batista, responsável por atividades junto aos imigrantes em Canoas. 

Os coordenadores do projeto Prof.ª Dr.ª Tatiana Vargas Maia e Prof. Me. Tiago Daniel de Mello Cargnin fizeram a abertura do evento dando as boas-vindas aos imigrantes. “A gente se perguntou por que não fazer mais como universidade e unir os alunos para expandir aquilo que fazemos aqui em sala de aula para além dos nossos muros”, enfatizou a professora. Já a coordenadora do Centro Batista de acolhimento social, Rosa Elete Morales do Amaral Zius, contou o que vem sendo feito desde 2014 no atendimento aos haitianos, enquanto o Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, ressaltou a importância da educação Lassalista onde direitos humanos estejam sendo desrespeitados, afinal, “somos todos iguais”. 

Alunos já se candidataram como voluntários

Os acadêmicos de Relações Internacionais, Júlia Tietz e Miguel Agne Dias ficaram sabendo da intenção da atividade e já se candidataram, via proposta de projeto que pode ser colocada em prática com os haitianos. Segundo os alunos, o foco do projeto é cultural. “Sabemos da necessidade do idioma, mas queremos inseri-lo na vida dessas pessoas através de uma imersão cultural”, destaca Júlia. Além disso, eles estão prevendo o envolvimento de alunos de vários outros cursos para atender as necessidades dos haitianos. “Deixamos parte do projeto em aberto para ser preenchido por eles mesmos, para que nos descrevam suas principais necessidades”, finaliza Miguel. 

Quer saber mais sobre o projeto?

Na primeira fase do projeto a Universidade irá oferecer aulas de português para os imigrantes, mais especificamente, haitianos. As aulas iniciaram a partir de março no campus para 30 alunos e serão ministradas por bolsistas do Curso de Letras. A Pastoral está em busca de voluntários para essa atividade. Informações pelo e-mail: tiago.cargnin@unilasalle.edu.br

Em uma segunda fase o UNIVERSIDADE LA SALLE INCLUI: apoio aos imigrantes pretende integrar atividades de outros cursos no projeto, ampliando o atendimento aos estrangeiros. “A inserção da comunidade de migrantes Haitianos em Canoas no nosso espaço universitário é mais um passo para aprofundarmos nosso comprometimento institucional com questões de Diversidade e Direitos Humanos, reafirmando, assim, nosso comprometimento com o Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos e com o Programa de Impacto Acadêmico da ONU”, explica uma das coordenadoras do projeto, Prof.ª Dr.ª Tatiana Vargas Maia. Outra referência no trabalho é o coordenador do Tecnosocial, Prof. Me. Tiago Tiago Daniel de Mello Cargnin.

E você? Quer estar em uma universidade que tem projetos com a comunidade? Saiba mais AQUI.

 

Entre em Contato