Um grupo de pesquisadores da Universidade La Salle lançou recentemente o livro “Reducing Boundaries:  Understanding exclusion through security defensive systems in wealthy urban areas” nas cidades europeias de Bruxelas (5/10) e Veneza (11/10). A publicação traz artigos que integram o projeto de pesquisa que tem o mesmo nome e é realizado por pesquisadores brasileiros, belgas e italianos, em uma parceria com a Universidade de Veneza (IUAV), com a organização sem fins lucrativos Latitude e a Universidade Livre de Bruxelas (ULB). Entre os anos de 2015 e 2016 os pesquisadores visitaram os três países. No Brasil, Porto Alegre foi a cidade pesquisada. “O propósito do projeto é avaliar quais os impactos urbanísticos e no espaço público nas áreas de alto poder aquisitivo, a partir da percepção das pessoas da influência que o crime e o medo podem causar. Basicamente é tentar entender como o espaço muda a partir da sensação de medo que as pessoas têm ao viver em determinadas áreas”, explica o coordenador do curso de Direito da Universidade La Salle, da Área de Gestão e Negócios, Prof. Dr. Daniel Achutti. Ele, ao lado dos pesquisadores Emanuela Bonini Lessing e Fábio Vanin, é um dos editores do livro que possui artigos de outros professores da La Salle, como o Prof. Dr. Marcos Catalan, a Prof.ª Dr.ª Renata Almeida da Costa, a Prof.ª Dr.ª Raffaella Pallamolla, a pós-doutora pela Universidade La Salle, Fiammetta Bonfigli e a Prof.ª Dr.ª Cristiane Catarina Fagundes de Oliveira, que já integrou o corpo docente da Instituição. O livro foi publicado totalmente em inglês.

Mais informações sobre o trabalho realizado podem ser acessadas no site:  http://www.reducing-boundaries.net/

A pré-venda da publicação pode ser acessada AQUI