Pensar uma cidade inovadora e que preza pelo empreendedorismo não é algo tão simples. Mas passos importantes foram dados na tarde dessa terça-feira, dia 02/10, em Canoas. A Universidade La Salle recebeu hoje o evento de lançamento do Comitê de Governança Empreendedora de Canoas promovido pelo Sebrae – Sinos, Caí e Paranhana em parceria com a Prefeitura Municipal. Canoas é uma das 21 cidades do Rio Grande do Sul que terão seus comitês. Esse evento foi uma continuidade do trabalho de articulação e mobilização das entidades do município que por meio de seus representantes realizaram uma capacitação e nomearam a Presidência do comitê e seus três eixos estratégicos. São eles: Educação Empreendedora; Simplificação e Desburocratização; e Ecossistema de Inovação.

A Professora Rosângela Fraga Alves é a Presidente enquanto o Professor Renaldo de Souza é Vice-Presidente. O Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fassatti, deu as boas-vindas ao público e destacou o eixo de Educação e o quanto ele tem para contribuir para a prática real da pesquisa. Fossatti exemplificou esse anseio através de um novo olhar que a Universidade La Salle vem tendo para os trabalhos de conclusão de curso: “Se o aluno propuser um projeto de um startup inovadora ou se ele trouxer um problema real de uma empresa e sua solução, nós validamos como trabalho de conclusão pois o nosso papel é trazer soluções para problemas reais da comunidade”.

O Gerente Regional do Sebrae Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti explicou a origem do comitê. “Nós trabalhamos com a lógica de que o desenvolvimento local é quem manda no crescimento do país. Para isso nos debruçamos em cases de sucesso e vimos que um comitê é essencial para pensarmos em cidades inteligentes”.  A Presidência do comitê agradeceu aos envolvidos, citou a humildade como importante arma para o crescimento e ressaltou a parceria entre entidades para o sucesso de trabalho. “Só com o engajamento da gestão municipal vamos tornar esse comitê um case de sucesso”, destacou o Prof. Renaldo que também faz parte do eixo Ecossistema de Inovação.

O evento teve continuidade com a apresentação dos três eixos temáticos que foram apresentados por meio da sua formação de pessoas, um diagnóstico, metodologias pensadas e ações práticas planejadas. O Prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato falou da possibilidade de unir ainda mais a inteligência da academia com o poder público e que iniciativas como essa têm o apoio integral da Prefeitura para darem certo.

O momento de assinatura do Termo de Institucionalização do Comitê e a entrega dos certificados aos participantes que se dedicaram voluntariamente para compor este comitê encerrou o evento.

Confira as imagens do evento no Flickr.