O já tradicional Seminário de Vulnerabilidade na Atenção à Saúde aconteceu nesta quinta-feira, dia 14/09, chegando a sua quarta edição e reunindo pesquisadores para compartilhar conhecimento. O tema “a Saúde e o Desenvolvimento sob o eixo da vulnerabilidade” reuniu professores e alunos para ouvir a fala dos palestrantes Prof. Dr. Moisés Evandro Bauer (PUC-RS) e Prof. Dr. Rodrigo Grassi de Oliveira (PUC-RS).

O Prof. Dr. Rafael Fernandes Zanin, coordenador do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade La Salle foi o responsável pela abertura do evento e destacou o gabarito dos convidados da noite e sugeriu que os alunos aproveitassem a troca de conhecimentos. Moisés relatou dados de abuso e negligência com crianças que “causam traumas, muitas vezes, irreversíveis do ponto de vista psicológico” durante a palestra intitulada “Cicatrizes da violência infantil: reprogramação neuroimunoendócrina em adolescentes saudáveis com histórico de maus tratos”. Além disso, relatou a ligação dessa relação com alterações comportamentais, de saúde física e mental, podendo ser vinculada a problemas como drogadição, diabetes, câncer e obesidade, por exemplo.

A segunda palestra, do Prof. Rodrigo, já abordou a “Neurociência Translacional do Estresse Precoce na Vida”, trazendo o debate sobre a alteração do DNA de acordo com experiências vividas. Quem fez a moderação dos debates foi o Prof. Dr. Márcio Manozzo Boniatti.