Muito além de uma atividade fora de sala de aula: alunos representando diferentes países em uma simulação de órgãos das Nações Unidas (ONU) e debatendo suas ideias no idioma universal, o inglês. Esse é o La Salle Model United Nations (Lasmun), que chega a sua quarta edição em 2016 e reafirma a importância do evento para os acadêmicos e para o curso de Relações Internacionais do Unilasalle. De acordo com a coordenadora do curso, a Profª. Dra. Tatiana Vargas Maia, é satisfatório ver que mesmo mudando o grupo de alunos que organiza o evento, o Lasmun mantém a sua qualidade, o que prova que há o interesse dos acadêmicos pelo evento.

Nesta edição, que contou com uma palestra de abertura no dia 05/07 e com as simulações nos dias 08 e 09/07, os participantes se dividiram entre o Conselho de Segurança que debateu a “Coreia do Norte: Ameaças à Segurança Internacional”, e a Assembleia Geral, que abordou a situação de migrantes e refugiados na Europa. De acordo com a Secretária Geral do Evento, Brenda Antonello, a grande procupação do grupo de acadêmicos que organizou o evento foi de manter a qualidade deste que já é um evento renomado no Unilasalle e fora dele. “Apesar de desafiador, participar da organização do Lasmun é muito gratificante, pois percebemos que os alunos estão cada vez mais envolvidos e atuantes”, ressaltou. Além disso, Brenda conta que a escolha dos temas foi determinantes e se deu por conta da atualidade e possibilidade de encontrar fontes e notícias que enriquecessem o debate. “No ano passado foi o ápice da migração de refugiados e agora é preciso pensar na situação deles e de como agir para que isso não aconteca novamente. Já o tema da Coreia envolve a segurança internacional e é possível traçar perspectivas através da posição dos países”.

O Lasmun reuniu acadêmicos de diferentes cursos e instituições de ensino da região. Estiveram represetados, além do curso de Relações Internacionais, os cursos de Direito, Economia e Jornalismo por meio de alunos do Unilasalle, PUCRS, Uniritter, UFRGS e ESPM. O acadêmico de Direito da PUCRS, Eduardo Amaral representou a Hungria durante a simulação e destacou a importância de eventos como esse para a graduação que permitem a interação entre diferentes cursos e instituições de ensino e elogiou os temas escolhidos. Augustio Konrad, aluno de Relações Interacionais da ESPM representou o Irã e além de achar uma experiência muito válida para aprender mais, ressaltou a troca de experiências e pontos de vistas dos participantes como enriquecedora. “Esse tipo de atividade faz a gente se colocar no lugar do outro e entender todos os lados. Muitas vezes a opinião que estou defendendo como país não é a minha opinião pessoal. Isso é legal”, destacou.