Como a sociedade vê os sindicatos? Como aqueles que defendem os interesses de uma categoria ou como baderneiros que vão para a frente das empresas fazer greve? Foi com esta provocação que o Presidente do Sindicato dos Engenheiros, Alexandre Mendes Wollmann, iniciou a palestra para os acadêmicos da disciplina de Introdução à Engenharia do Unilasalle. Estiveram presentes alunos das Engenharias Civil, Ambiental, de Produção, Química, Mecânica, de Telecomunicações, Elétrica e de Computação.

Na fala do Engenheiro Mecânico, Alexandre, esteve, principalmente, a questão da valorização da profissão e o cenário do mercado de trabalho. De acordo com Wollmann, o sindicato serve para garantir as vantagens que enriqueçam pessoal e profissionalmente seus associados. “Estamos aqui, numa universidade, para que vocês disseminem essa ideia”. Ele também explicou que o Senge se diferencia de outros sindicatos por se basear em um tripé: além da ação sindical, atua na qualificação profissional e contribui em assuntos de interesse público.

Destacou, a partir de dados, que o mercado de trabalho está competitivo e que o diploma não é garantia de emprego, nem mesmo de bom salário. “O mercado é seletivo e se vocês não se atualizarem, dependendo da área, diariamente, vocês estão fora”.Por fim, Wollmann falou sobre os benefícios oferecidos pelo Sindicato aos seus associados, destacando as vantagens exclusivas para os sócios estudantes que garantem descontos nas mensalidades de cursos de graduação e pós-graduação de diversas instituições conveniadas em todo o Estado, incluindo o Unilasalle Canoas.