Dominar totalmente outro idioma muitas vezes envolve passar por um período de estudos em um local onde só se fale essa língua. Foi isso o que fez o Vice-reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Cledes Antônio Casagrande. Ele participou de um Summer Program na La Salle University, na Filadélfia, estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O curso de inglês avançado e intensivo durou sete semanas, entre os meses de maio e junho. “Melhorar o inglês estava no meu plano de desenvolvimento pessoal e profissional há algum tempo. Recebemos aqui mensalmente alunos estrangeiros, além das demandas acadêmicas ligadas ao idioma”, contextualiza o Vice-reitor. Durante o período ele residiu na comunidade dos Irmão Lassalistas e pode perceber a presença da identidade lassalista na Instituição: “Temos muita coisa em comum, identidade institucional, valores. Mas a organização e foco são diferentes. Eles têm foco em bons programas de graduação e especializações. E a rotina é diferente, pois os alunos residem no campus. O nosso perfil de aluno é diferente”, detalha. Ainda assim, o Vice-reitor trouxe bons exemplos que podem ser adaptados a rotina da instituição canoense: “Uma coisa legal na Filadélfia é que existe um envolvimento enorme dos alunos com a pastoral e ações sociais. Outro ponto são os eventos culturais, que acontecem diariamente por lá. Aqui temos o Unilasalle Cultural, que pode ser ampliado”, pontua.

Outra ideia que impressionou o Vice-reitor em sua visita foi um passaporte cultural que é fornecido aos estudantes no primeiro ano. Com o documento eles têm acesso gratuito a museus e espaços culturais e históricos. Além disso, a possibilidade de programas de curta duração com aulas fora do campus também pode servir como inspiração: “No curso que fiz metade das aulas foi fora do campus, “out campus” como eles dizem, exatamente pela Filadélfia ser uma cidade histórica. Então toda semana eu ia para lugares diferentes para testar inglês no cotidiano, fui na parte histórica da cidade, no centro”, disse. O Irmão também teve a oportunidade de acompanhar a jornada de formação dos professores da La Salle University durante uma semana, além de participar de eventos ligados à internacionalização, representando a Universidade La Salle.