Os intercâmbios não são novidade na Universidade La Salle. Há anos, a modalidade integra a estratégia de internacionalização da Instituição e promove o compartilhamento de saberes entre acadêmicos e professores da Rede ao redor do mundo. A novidade fica por conta do intercâmbio social, realizado pela parceria com a Universidade Corporación Universitaria Lasallista da cidade de Medellín na Colômbia, encerrado nesta terça-feira, 18, em reunião realizada no campus Canoas.

Os três professores colombianos chegaram ao Brasil no dia 3 deste mês e participaram de inúmeras atividades de cunho social desenvolvidas em entidades parceiras da Universidade na região Metropolitana. A proposta desse programa era permitir que eles conhecessem os trabalhos sociais da La Salle junto à comunidade e, principalmente, se envolvessem diretamente nas ações dos projetos. De acordo com o Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda, assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais/Reitoria, os programas de voluntariado são incentivados pela Associação Internacional das Universidade Lasalistas (IALU) justamente sabendo que grande parte das instituições lassalistas contribuem para um mundo com menos desigualdade. “A Universidade La Salle e a Fundação La Salle dispõe de projetos sociais importantes e que já adquiriram visibilidade. Nesse sentido não poderíamos deixar de permitir que estrangeiros pudessem viver esse tipo de experiência”, afirmou.

Os resultados da iniciativa superaram as expectativas. Na avaliação realizada no encontro de encerramento, os professores frisaram a relevância de projetos como esse, que tratam da vivência prática da filosofia lassalista e da sua vocação comunitária, em confluência com a construção de conhecimento. “Os professores vieram decididos a se integrarem às comunidades e, de fato, participarem das atividades propostas. A entrega e sensibilidade deles foram comoventes”, frisou o Prof. Me. Tiago Daniel de Mello Cargnin, coordenador do Tecnosocial.

Vir ao Brasil para botar mão na massa foi, de fato, a maior motivação dos professores colombianos. “Buscávamos uma oportunidade que agregasse à nossa formação pessoal e descobrimos um Brasil diferente do que vemos pela televisão, diversidade cultural e inúmeras possibilidades de atuação. Consequentemente, essa experiência foi muito positiva também para a nossa formação enquanto docentes, porque reforçamos a ideia de que o trabalho social pode estar desassociado aos projetos de pesquisa”, avaliou o Prof. Me. Fredy Arley Arenas Sánchez, zootecnista colombiano. Já a psicóloga e doutoranda em Educação, Prof. Me. Liliana María Gómez Cardona, resumiu sua experiência em uma palavra: gratidão. Na sua avalição, o trabalho que presenciou e viveu durante os 15 dias de intercâmbio de voluntariado, tem um impacto muito positivo nas comunidades contempladas. “São iniciativas que transformam realidades. Voltarei para a Colômbia muito satisfeita com todas as experiências e com uma nova perspectiva enquanto pessoa e professora. Vale a pena compartilhar esse movimento de intercâmbio com outras instituições”, avaliou.

O potencial da continuidade da parceria, tanto para a concretização das ideias oriundas das trocas de experiências durante o intercâmbio, quanto para a elaboração de novos projetos sociais, intrínsecos à investigação acadêmica, foi um ponto de destaque na avaliação da Prof. Me. Ángela Maria Correa Aramburo. Uma das sugestões dos professores foi a criação de um grupo para convergências a partir de um tema gerador, voltado às questões sociais debatidas durante o intercâmbio. A experiência positiva também abriu a possibilidade da abertura da Universidade para o intercâmbio voluntário com outras instituições da Rede La Salle e parceiras. “A pesquisa não pode estar alienada da realidade social. O empirismo e as teorias precisam estar associados desde a concepção dos projetos para fazerem sentido e, de fato, fazerem a diferença”, encerrou o Prof. Tiago.

Voluntariado e integração com a comunidade

Os voluntários cumpriram uma intensa agenda de atividades especialmente programada para o intercâmbio. “Na Fundação La Salle, um dos destaques ficou com a realização de trabalho social junto a moradores do bairro Guajuviras, em Canoas. Os docentes ministraram uma oficina pedagógica com crianças e adultos sobre a cultura e os costumes da Colômbia, com brinquedos, músicas e danças típicas”, contou Nicole Kuck, Coordenadora de Projetos da Fundação La Salle.

Os professores também participaram de fóruns que abordaram economia solidária, debates coletivos e trocas de vivências. Auxiliaram a Pastoral na entrega das doações arrecadadas na Campanha do Agasalho deste ano, participaram da atividade de triagem no galpão de reciclagem, ministraram palestras, oficinas, aulas de Espanhol, receberam aulas de Português, entre outras atividades. O programa foi coordenado pela Assessoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais/Reitoria em parceria com o Tecnosocial, Pastoral, Clínicas Unilasalle e a Fundação La Salle.

Confira a galeria com imagens feitas pelos professores.