“Fazer um intercâmbio é muito bom. Não somente na parte profissional, mas também pessoal”, afirma Stefanny Guzmán, estudante de Engenharia Ambiental na Colômbia, que acaba de encerrar a mobilidade acadêmica de seis meses na Universidade La Salle. No começo, a maior dificuldade de Stefanny foi com a comunicação. “Eu cheguei aqui sem saber nada de Português, então foi esse meu grande desafio. Eu não me perdi na cidade, pois tenho bom sentido de orientação”, conta. Na contrapartida dos desafios, Stefanny volta pra casa levando na bagagem mais do que conhecimentos acadêmicos. A aluna pode conhecer diversas cidades da região e aprender com cada experiência.

Durante o período, a aluna relata que o que mais aproveitou foi fortalecer a audição, para compreender os professores e também praticar quando havia participação dos alunos durante as aulas. Ressaltou que a Universidade possui uma boa estrutura, com bastante tecnologia, o que não encontra no país de onde veio. Sobre o ensino, a aluna conta que os professores são bastante atenciosos e que estão sempre dispostos a explicar novamente quando não se compreende o que é explicado.

Também fala que gostou da comida local, que conheceu os famosos “salgadinhos”, a farinha de mandioca e o churrasco. Diz que viu nos buffet’s livres bastante sobremesa. A aluna também dá dicas para quem quer fazer intercâmbio: “Você cresce como pessoa, cria responsabilidades, respeito. Se você vai a outro país com língua distinta você aprende e também aprende a cultura, aprende tudo. Você aprende muita coisa fora do seu país”.

Ser La Salle é ser cidadão do mundo

A Rede Lassalista de Educação está presente em mais de 80 países, o que possibilita que cada aluno tenha uma visão muito mais próxima e ampla do mundo. Mais do que absorver conteúdos, cada Lassalista é capaz de reunir conhecimentos e experiências para formar suas próprias conexões. E isso é ser global. A Universidade é global sem perder a proximidade. Este acolhimento é tão tradicional quanto a cultura e os valores da rede.

Quer saber mais sobre as possibilidades de mobilidade acadêmica nos países em que a La Salle está presente? Entre em contato com o Centro Internacional e Hospitalidade, que fica no 5º andar do prédio 1.