Menu

Com o objetivo de aproximar empreendedores e entidades que apoiam a inovação e novos projetos e assim tirar boas ideias da gaveta, foi realizado nesta segunda-feira, dia 15/08, a I Rodada de Inovação e Projetos no Unilasalle Canoas. Além do networkig, o público pôde conferir casos práticos que deram certo no evento que foi uma realização do Unilasalle Canoas, da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento e do Governo do Estado do RS.

O evento teve abertura do Diretor de Graduação e Assessor de Inovação do Unilasalle, Prof. Dr. Daniel Quintana Sperb que falou sobre o conceito de inovação e como ela pode gerar resistência e exemplificou isso com casos como o surgimento da televisão, da luz elétrica e do avião. “Existe uma passagem de Einstein que diz bastante sobre a provocação que queremos fazer aqui. Ela fala que quando a mente se abre para uma ideia, jamais volta ao tamanho original”, destacou. Ele também reforçou a ideia de que vivemos num momento muito favorável para o desenvolvimento da economia criativa e apresentou exemplos do que vem sendo feito dentro do Unilasalle no sentido de geração de valor, como é o caso da divisão em quatro áreas e seus catalizadores de valor.

A atividade foi seguida pela fala de outros cinco palestrantes. Um deles, Érbio Andretto, Diretor Substituto do Departamento da Micro e Pequena Empresa (Damepe) falou sobre alguns programas de governo que estão à disposição dos empreendedores, como os Arranjos Produtivos Locais, o Microcrédito e as Redes de Cooperação. Depois dele, o Gestor de Projetos do Sebrae, Érito Bauer, citou programas de fomento e inovação como o SebraeTec e o Ali (Agentes locais de inovação). Alexander Leizke, Gerente de Planejamento do BRDE também compartilhou sua experiência sobre linhas de crédito, Daniela Lima, da EIETEC falou sobre as incubadoras tecnológicas e Werner Spieweck, da Omnitec apresentou o case de um projeto de automação industrial em que um robô de limpeza de fachadas é controlado de forma remota.

O evento contou com o apoio do Sebrae, da Prefeitura de Canoas, do BRDE, da EIETEC, da Omnitec, do Simecan e da Cics Canoas.

 

Entre em Contato