O Grande Expediente da Assembleia Legislativa desta terça-feira (11/07) homenageou a conquista da titulação da Universidade La Salle, com o tema: “Universidade La Salle – uma conquista da comunidade”. A proposição foi do deputado estadual Nelsinho Metalúrgico. Compuseram a mesa da homenagem o presidente da AL, deputado estadual Edegar Pretto, o Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Sociedade Porvir Científico, Professor Mestre Irmão Edgar Genuíno Nicodem, o reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ir. Cledes Casagrande, a Pró-Reitora de Graduação, Prof.ª Dr. ª Vera Lúcia Ramirez e o pró-reitor de Administração, Prof. Me. Renaldo Vieira de Souza.

A homenagem teve início com uma fala do deputado Nelsinho, que fez um histórico da atuação da Universidade em Canoas e lembrou das ações junto à comunidade: “Queria registra o papel social que a Universidade cumpre em Canoas. Há mais de dez anos que a Unilasalle acompanha os nossos grupos de reciclagem, de catadores e catadoras na cidade. Ajudando a qualificar o trabalho de gestão e acompanhando, através dos cursos, o desenvolvimento das pessoas e das comunidades. Isso mostra o compromisso de uma universidade da dimensão da Universidade La Salle”, relatou.

Durante a fala deputados estaduais, representando diferentes partidos, também discursaram. A deputada estadual Zilá Breitenbach citou que os filhos dela estudaram em escola lassalista e mencionou a importância da atuação da rede: “Na educação não estamos mais discutindo valores e a Unilasalle o faz, se preocupada com isso. A transformação se faz a partir da educação”, disse a deputada. A deputada estadual Manuela d´Ávila também relembrou o papel comunitário da instituição: “A La Salle, desde sempre, tem feito um esforço para estar com as comunidades e estar com foco no social, produzindo o conhecimento com comprometimento com a sua cidade”, explicou a parlamentar.

“É muito bom sermos reconhecidos pela Assembleia Legislativa como uma IES Comunitária e pela contribuição que nós estamos dando para formação de pessoas, profissionais, cidadão e para o desenvolvimento da comunidade da nossa região. Essa homenagem vem para reafirmar esse reconhecimento”, finaliza o reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc.

A homenagem foi prestigiada por diretores, colaboradores e alunos da instituição, que acompanharam as falas das galerias do Plenário 20 de Setembro.

Confira aqui um vídeo, produzido pela TV Assembleia, da homenagem.