O compromisso da Universidade La Salle com a formação de excelência se reflete na dedicação da Instituição em formar parcerias que potencializem as ferramentas de ensino. Na última semana, esse objetivo foi mais uma vez colocado em prática, literalmente. A parceria com a empresa Gedore, resultou em ferramentas e equipamentos novos e ponta para o Laboratório de Engenharia Mecânica.

Mediada pelos professores Dr. Alexandre Andreoli e Dr. Charles Rech, da Área de Inovação e Tecnologia, com apoio do Escritório de Projetos, a entrega da Gedore superou as expectativas. Até o momento, o laboratório recebeu: seis carros para ferramentas e seis bancadas com suporte, também para ferramentas.

“Esse espaço é dos e para os alunos. Aqui, além das atividades de aula, eles podem colocar em prática projetos que decorrem das suas experiências acadêmicas e de vida, aprimoram técnicas e conhecimentos”, explica Andreoli.

Ferramentas de inspiração

Nem tudo é prática na Engenharia, mas a possibilidade de praticar a futura profissão com equipamentos de qualidade, num espaço que contempla a realidade de mercado, faz a diferença na formação dos alunos. Ítalo Cibulski está no terceiro semestre de Mecânica e conheceu o laboratório já com todos os equipamentos e ficou satisfeito. “Estou matriculado em uma disciplina que terá aulas práticas, ou seja, seremos os primeiros a utilizar oficialmente as ferramentas. Isso motiva e inspira a gente, pois vemos que podemos ter uma experiência já aqui do que é a Engenharia Mecânica de verdade”, afirmou.

O aluno Felipe Skorek já utilizou inúmeras vezes o espaço e sente a diferença. “Reforça o aprendizado. Não adianta ter o conhecimento e não conseguir colocar em prática. É muito bom saber que poderei vir em contra turno para fazer trabalhos e usar essa infraestrutura com mais qualidade”, ponderou.

Peças que compõem uma grande engrenagem

De acordo com o professor Charles, ainda têm muitos aprimoramentos para serem feitos e que estão saindo do papel. O espaço existe há dois anos e, há cerca de seis meses, tem sido qualificado como um laboratório que atende às necessidades dos acadêmicos das engenharias e de projetos interdisciplinares inclusive com outras áreas da Universidade. Ainda para os próximos meses está prevista a instalação da nova fachada, também em parceria com a Gedore, identificando devidamente o laboratório. “Aqui, eles já concretizaram ideias que estão patenteadas ou sendo usadas aqui mesmo, para nossas atividades.   Agora poderão realizar muito mais e saírem devidamente preparados para o mercado de trabalho”, frisou.