Menu

A tarde do dia 02 e a manhã do dia 03/06 foi marcada pela exposição de práticas de universidades confessionais de todo o Brasil, permitindo a sinergia entre os participantes do II Fórum das Confessionais, promovido pela Associação Nacional da Educação Católica (ANEC) e Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE) no Unilasalle Canoas.

A crise da Ulbra Canoas foi relatada pelo Reitor Marcos Ziemer e apresentada como um case de superação e transformação com base na consolidação do diálogo e da transparência da gestão. A importância da vivência da cultura judaica em atividades transversais e a implementação do turno integral para todos os níveis de ensino até 2020, foi o destaque da apresentação da Coordenadora de Educação Judaica Ilse Edla Wofchuc do Colégio Israelita de Porto Alegre.

O Reitor do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Euler Bahia, fez um breve panorama sobre o sistema de educação confessional e o sistema adventista. De acordo com o palestrante uma instituição confessional deve evidenciar um modo de ser, de viver e de conviver e, por isso, é preciso relacionar a educação confessional com a formação da vida, muito além do ensino. 

Finalizando os cases da tarde de quinta-feira, a Coordenadora de Desenvolvimento Humano Ana Carolina Moraes falou sobre a visão e alguns valores da Universidade Católica Dom Bosco e como eles são trabalhados internamente. Valores como cordialidade, coerência, lealdade e amor, fazem parte de um dicionário de valores e segundo nome, estes valores devem fazer parte do dia a dia de todos que fazem parte da instituição, pois todos são considerados educadores.

O final do evento foi marcado pelo Lançamento do livro “Construindo a qualidade nas instituições católicas”. Ir. Clemente Ivo Juliatto falou um pouco sobre como foi construído este livro que é o resultado do fórum que foi feito em São Paulo há dois anos. Após, ele distribui e autografou os exemplares. 

Manhã de sexta foi marcada por cases de práticas de sustentabilidade

O evento começou cedo na sexta-feira, dia 03/06, com o case Mackenzie: o sistema Mackenzie de ensino, apresentado pelo Dr. José Paulo Fernandes Júnior, Diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios no Instituto Presbiteriano Mackenzie. A Prof. Débora contribuiu com a apresentação falando sobre os materiais didáticos que são produzidos com projetos gráficos coerentes às idades de cada público e também à questão da acessibilidade,  atendendo alunos com dislexia e TDHA. 

O Pró-Reitor Adjunto da PUC Minas Betim, Prof. Eugênio Batista Leite falou sobre as práticas sustentáveis implementadas na instituição, com uma preocupação na educação dos tomadores de decisão para um futuro sustentável e a comunicação entre todos os níveis da sociedade. 

Os professores Paulo Roberto Malma e Luiz Antonio Schneider apresentaram a experiência do Centro Universitário Univates com o Google for Education e o envolvimento de colaboradores e acadêmicos que trouxe uma redução de custos de 70 a 90% e integração em sala de aula. 

O Reitor Wolmir Amado, da PUC Goiás, apresentou o case de transformação da universidade para Pontifícia Universidade Católica e todos os impactos favoráveis dessa mudança, evidenciando a trajetória da marca durante os últimos anos, fortalecida por ações de marketing que reforçam a confessionalidade entre os públicos. 

O Programa Saberes foi apresentado como o case do Centro Universitário Franciscano, Unifra, que foca a formação pedagógica continuada do corpo docente. As professoras Raquel Antoniazzi e Eliane Aparecida enfatizaram o quanto a formação está alicerçada na instituição, já sendo uma política que traz resultados muito importantes. 

As apresentações foram finalizadas pelos cases lassalistas do Unilasalle Lucas do Rio Verde, apresentado pelo Diretor Geral Nelso Bordingnon que trouxe a importância do envolvimento de acadêmicos com a Pastoral Universitária na Educacação Superior e pelo Prof. Ir. Jackson Bentes do Colégio La Salle Abel e Unilasalle RJ que dividiu com o público o projeto de Sustentabilidade Financeira que envolve a integração de educação básica e ensino superior.

O encerramento do evento foi realizado pelo Reitor da Unisinos, Pe. Marcelo de Aquino pelo Presidente da ABIEE e Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Dr. Benedito Aguiar Neto, e pelo Presidente da ANEC e Reitor do Unilasalle Canoas Dr. Paulo Fossatti, que fizeram reflexões sobre a importância do evento para o reconhecimento das instituições confessionais como entidades que buscam objetivos afins, têm forte atuação no território brasileiro e trabalham juntas independente da filosofia ou religião de seus fundadores.

Entre em Contato