Essa semana a Universidade La Salle recebeu uma visita muito especial. Um grupo de sete alunos da Concordia University of Edmonton, que participou de um programa de intercâmbio de curta duração, passou a semana participando de atividades no campus em Canoas e em outros locais da região. Eles foram recebidos pela equipe da Assessoria de Internacionalização e do Centro Internacional e Hospitalidade. “Não há a menor dúvida de que a vinda do grupo contribuiu imensamente para a interação entre alunos e professores. Os diversos momentos vivenciados pelos alunos canadenses aumentam as trocas interculturais, que permitem fluir a internacionalização de nosso campus”, avalia o Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, Prof. Dr. José Antunes de Miranda.

No primeiro dia em nossa instituição o grupo, que ficou hospedado na Guest House, foi recebido e conheceu a estrutura da Universidade. Durante a tarde participaram de uma atividade junto ao curso de Psicologia. À noite tiveram um  happy hour com os estudantes e professores do curso de Letras.

Canadenses elogiam hospitalidade ao chegar na Universidade La Salle

Na terça-feira, dia 22/05, os canadenses e outros intercambistas visitaram a Fundação Pão dos Pobres, em Porto Alegre, e puderam trocar experiências com crianças e adolescentes atendidos. À tarde participaram da III Jornada Canadense, que explorou um pouco da relação entre Brasil e Canadá em nível de pesquisa e intercâmbio estudantil. No mesmo dia à noite, a programação foi inusitada. Os canadenses foram levados por alunos dos cursos de Relações Internacionais para comer um xis, em um lancheria local. Lá participaram de um momento de integração.

Estudantes canadenses conhecem projetos sociais no Pão dos Pobres

Na quarta-feira, 25/05, as atividades foram na Quinta São José. O grupo de estrangeiros foi recebido por membros da reitoria, diretores e professores da Universidade para um churrasco. Professores e alunos do curso de Biologia explicaram mais sobre a flora e fauna brasileira e os canadenses puderam experimentar frutas típicas do nosso país, como jabuticada, bergamota e pitanga. Em um momento de interação com professores da Educação Física, aconteceu um jogo de vôlei. O Grupo Capoeira Angola Areia Sul, conduzido pelo Mestre Sorriso, realizou uma apresentação e convidou os canadenses para jogarem junto.

Confira mais fotos das atividades AQUI.

No penúltimo dia de atividades em Canoas, o grupo de estrangeiros botou a criatividade em ação, imprimindo suas próprias lembrancinhas no Fablab da Universidade La Salle, acompanhados por professores do Design. Entre os produtos impressos está um porta celular e um brinquedo em madeira. Nesse mesmo dia, durante a tarde, os canadenses puderam ouvir mais sobre atividades desenvolvidas pelo curso de Biologia, na Laboratório de Manejo e Conservação da Biodiversidade. Após, na Xperience Room, participaram de um bate-papo com reitor, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, que agradeceu a escolha dos canadenses por nossa Universidade e ouviu mais sobre suas impressões do Brasil. No mesmo local, os intercambistas participaram do Workshop “The International Insertion of Brazil, ministrado por professores do curso de Relações Internacionais. A noite a atividade foi radical: os canadenses tiveram a oportunidade de pilotar karts nas pistas do Velopark, parceiro da Universidade La Salle. Eles também conheceram mais sobre a La Salle Racing, primeira equipe de arrancada universitária do Brasil. A atividade funcionou como um desafio, em que alunos brasileiros e canadenses competiram em um clima amistoso.

O último dia de atividade dos estrangeiros foi marcado por uma programação turística típica. Eles visitaram a serra gaúcha. O Short Term Programa, ou curso de curta duração, acontecem em parceria com a Univates e Unisc, instituições integrantes do Comung, por onde os canadenses estiveram nas últimas duas semanas.