Os alunos da disciplina de Iniciação Esportiva do curso de Educação Física do Unilasalle tiveram uma aula diferente na última quinta-feira, dia 28/04. Eles puderam conhecer um pouco sobre esporte adaptado diretamente em contato com os atletas de uma equipe de basquete em cadeira de rodas, participantes do projeto Em Canoas o esporte rendimento é para todos. Além de contarem sua experiência, seus desafios e satisfações, os atletas fizeram um jogo demonstrativo e ainda desafiaram os alunos que formaram um time e participaram de uma partida junto à equipe cadeirante.

O treinador da equipe, o Educador Físico Fábio Tavares pôde falar para os acadêmicos sobre o nicho de mercado que é o esporte adaptado e também da parte humana e satisfatória que é trabalhar numa área que exige muita dedicação e paciência, mas que é recompensada com a vitória diária dos participantes. Dentre os cinco alunos que vivenciaram a experiência de jogar sobre cadeiras de rodas, dois deles eram meninas. Bruna dos Santos Machado e Scarlat Caubet Fro’z relataram que apesar de difícil a atividade foi muito válida, pois as aproximou de um esporte muito complexo e que merece ser mais conhecido. O coordenador da Fundação La Salle, Lucinei Hanauer, também acompanhou a atividade e disse que projeto conta com os acadêmicos para a realização dos futuros eventos que acontecerão na cidade.

Sobre o Projeto

No mês de fevereiro de 2016 teve início o projeto Em Canoas o Esporte Rendimento é para todos. A iniciativa, proposta pela Fundação La Salle trabalha com cinco modalidades paralímpicas: Futebol 5 para cegos, Basquete em cadeiras de rodas, Atletismo, Goalball e Natação, sendo que estas duas últimas modalidades estão previstas para início no mês de maio.

Trata-se de um primeiro projeto incentivado que trabalha com demandas do paradesporto no Rio Grande do Sul. A iniciativa conta com patrocínio exclusivo das Lojas Lebes e é realizado através da Prefeitura de Canoas e da Lei Pró-Esporte do Governo Estadual. A execução do trabalho é da Fundação La Salle, que contará com Centros, Unidades Esportivas, Ginásios e outras áreas público-privadas para realização das aulas e treinamentos. O projeto se estende até fevereiro de 2017 e conta com orçamento de R$ 872.322,96.Parte dos recursos do projeto é voltado para atendimento das equipes representativas do município nas categorias de Handebol, Basquete, Vôlei, Futsal e Futebol de Campo.