Um novo equipamento está nascendo na disciplina de Instrumentação da Engenharia Mecânica. Os alunos foram desafiados pelo Prof. Dr. Charles Rech a elaborarem um projeto utilizando sensores e algum método de leitura que possa ser reunido no computador. A partir daí um grupo de alunos teve a ideia de produzir um termômetro, conectado a sensores, que permite calcular as temperaturas em diferentes etapas de produção da cerveja artesanal. “A mosturação do malte é o momento quando é preciso mais rigidez nas temperaturas. Através desse controle eu consigo projetar quanto de álcool e espuma terei ao final. Se eu errar as temperaturas eu posso perder todo o processo de produção”, explica a aluna do curso de Engenharia de Produção Simone Venturini, que além de produzir cerveja artesanal é autora de artigos científicos relacionados ao Unibeer, laboratório de cerveja artesanal da Universidade La Salle. Também integram o grupo as alunas Alice Emiliano, Gabriela Griesbach Lopes e Roberta Salatino da Silva Hoff. “Cada grupo está desenvolvendo trabalho na sua área de interesse relacionado com o curso e que tenha aplicabilidade, sendo que a maioria dos alunos são da engenharia química. A proposta dos trabalhos é, além de instigar os alunos a conhecerem, medir e controlar na prática as variáveis dos processos relacionados a suas áreas de estudo, confeccionar artigos científicos para publicação em nossa revista de iniciação científica CIPPUS”, contextualiza o professor.

O equipamento está sendo confeccionado e conta com sensores, uma placa que fará a leitura dos dados e um software que será capaz de ler os gráficos gerado. “Hoje esse processo é feito com um termômetro convencional. Isso gera uma temperatura não homogenia, o que vamos tentar resolver com vários sensores. Além disso, o registro acontece de forma automática”, detalha Simone. Ela conta que nas grandes cervejarias esse processo já é feito com alta tecnologia, mas no mercado de cerveja artesanal ainda é um desafio. A proposta é que depois de pronto o equipamento seja utilizado no Uinibeer pelos alunos e professores.

Nesse VÍDEO você conhece mais sobre os Unibeer e os projetos da Área de Inovação e Tecnologia da Universidade La Salle.