Um dos mais prestigiados arquitetos alemães, responsável pela reabilitação de Berlim após a queda do muro que dividiu a cidade, foi entrevistado por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Área de Inovação e Tecnologia da Universidade La Salle. Rainer Ernst respondeu a sete questionamentos agrupados em temas como os desafios globais da arquitetura e do urbanismo, as percepções do arquiteto sobre o Brasil e a crise do modernismo. "No Brasil, o planejamento espacial como uma questão coletiva da sociedade não foi considerado", relatou o arquiteto. Contra esse modelo, ele propõe alternativas tais como "estudar a diversidade de características do espaço e seu significado social; refletir sobre os métodos de trabalho e considerar criticamente as tarefas/missões que são colocadas" a partir do conceito de arquitetura como uma "trialética, ou seja uma expressão simultânea de diferentes dimensões de ação, pensamento e sensibilidade". Ernst atuo no Brasil, em Salvador, nos anos 80 e no planejamento da Região Metropolitana de Porto Alegre, tendo sido morador da Capital entre 1971 e 1973.

A atividade foi realizada dentro da disciplina de História e Teoria da Arquitetura IV, ministrada pela Prof.ª Dr. ª Danielle Viegas. "A partir da entrevista e das leituras realizadas ao longo da disciplina, os acadêmicos retomaram os esquemas viários do planejamento da Região Metropolitana de Porto Alegre quando de seu planejamento pelo professor Rainer e outros profissionais brasileiros e alemães na década de 1970. Desta forma tiveram a oportunidade de propor soluções atuais de mobilidade e habitação para a região e aprofundar conhecimentos sobre história do urbanismo no Brasil", explica a professora.

A tradução da entrevista foi feita pelo Prof. Dr. Eduardo Relly (Freie Universität Berlin).

Quem é Rainer Ernst?

Pesquisador e Professor, Ernst publicou inúmeros livros e dirigiu a Escola de Arte e Design de Berlim-Weissensee entre 1996 e 2004. Foi Presidente da Associação de Arquitetos de Berlim entre 1999 e 2001. Responsável pela reabilitação de Berlim pós-queda do muro, através da associação STERN e fundador e diretor do Habitat Forum Berlin e organizador do UN Habitat II, realizada em Istambul, em 1996. Possui experiência na África, no Oriente Médio. No Brasil, atuou em Salvador, nos anos de 1980 e no planejamento da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, tendo sido morador da Capital entre 1971 e 1973.