“Fiquei encantada com a quantidade de público e a motivação deles: todos querendo falar sobre ciência e popularizar o tema”. A fala é de uma das maiores pesquisadoras na área da Física no Brasil, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Márcia Barbosa. Ela foi uma das palestrantes da segunda edição do Encontro Riograndense de Astronomia (ENASTRO), que aconteceu na sexta e sábado no Unilasalle Canoas. Quase 400 participantes de todo o Brasil vieram até Canoas para ouvir e debater a astronomia e os diferentes usos da ciência. “Tivemos uma linguagem mais formal, mais técnica e voltada para questão da divulgação científica. O público era universitário e os palestrantes falaram sobre duas atividades de pesquisa. Eu considero essa evolução, em relação ao ano passado, muito positiva”, explica o organizador do Enastro e aluno de Engenharia Química do Unilasalle Canoas, Cristian Reis Westphal.

Ao longo das 16 horas de palestras com grandes nomes da ciência nacional foram debatidos temas como física, química, biologia e matemática. Entre os 10 palestrantes estavam representantes do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas. Um dos grandes nomes é a astrônoma Márcia Barbosa. Suas pesquisas estão relacionadas, principalmente, aos temas suspensões “coloidais iônicas”, “polieletrólitos” e “água e suas anomalias”. Márcia já foi laureada com o prêmio For Women in Science, o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. No Enastro, ela falou sobre a preocupação, presente em todas áreas da ciência, com a escassez da água no futuro: “O nosso estudo avalia como podemos dessanilizar a água usando alta tecnologia. Precisamos estudar isso em escala e usando a propriedades físicas da água”, explica a professora. O tema chamou a atenção do estudante de física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Arthur Pasqualotto. Ele estudo astronomia como hobby e gostou das experiências compartilhadas no encontro: “Eu quero ser professor, então essas trocas de experiências são muito positivas. Esse ano foi ainda melhor que o ano passado, porque os palestrantes falaram sobre os temas de suas pesquisas”, detalhou.

O Unilasalle é apoiador do Enastro. “As Ciências Exatas, como a Física, a Matemática, a Química, e as demais estão envolvidas com a Astronomia. São inúmeros os exemplos de contribuições da Astronomia à Inovação e Tecnologia. Nesse sentido, o evento tem como objetivo fomentar novos cientistas, apoiar os existentes e ampliar o número de apaixonados por essa incrível área da Ciência inclusive fora da sala de aula e de forma agradável”, completa o coordenador da Área de Inovação e Tecnologia do Unilasalle, o Prof. Msc. Eng. Alexandre Andreoli.