O final de semana foi agitado na Universidade La Salle. Após receber milhares de inscritos no Vestibular realizado no sábado (25/11), a Universidade abriu as portas para mais uma edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade. Mais de 300 acadêmicos de cursos das Áreas de Inovação e Tecnologia e de Educação e Cultura tiveram a oportunidade de resolver a prova na própria Instituição, além das centenas de estudantes de outras instituições da região.

O movimento dos estudantes iniciou antes do meio-dia, horário marcado para o Aquece Enade. No espaço, organizado na rampa de acesso ao Prédio 15, os alunos puderam tirar as últimas dúvidas com os professores e coordenadores, além de receber aquele abraço de boa sorte que somente quem acompanhou de perto a sua preparação poderia transmitir. “Quando entramos na universidade já sabemos que teremos que passar pelo Enade. Essa ansiedade nossa acompanha durante toda a formação, mas hoje estou confiante. Fomos bem preparados, contamos com inúmeras atividades que anteciparam conteúdos da prova e os professores nos deram tranquilidade”, afirmou Cristiele Borges dos Santos, 22 anos, estudante de Pedagogia da La Salle.

Portões fechados: hora do Exame

Os acadêmicos tiveram 4h para resolver a prova, que abrangeu questões de conhecimentos gerais e específicos dos cursos das duas Áreas. Na Universidade La Salle, participaram as graduações em Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras – Português e Inglês, Letras – Português, Letras – Português e Espanhol, Pedagogia, Química, Ciências da Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Ambiental, Redes de Computadores, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Sistemas para Internet. “Não registramos nenhum transtorno relacionado ao atraso de alunos. Os nossos, em especial, se mostraram muito comprometidos com a Instituição, com a avaliação e futuro dos seus cursos e a sua própria formação”, salientou Juliana Priscila Cardozo, da organização do Setor Enade.

Por que o Enade é tão importante?

Além de ser um componente curricular, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é uma importante ferramenta de avaliação do Ensino Superior no País, compondo o Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Por isso, a participação e desempenho dos estudantes têm muito a dizer sobre a Instituição que, pela primeira vez, participa do Exame enquanto Universidade. Também reflete a excelência do ensino, aproveitamento dos acadêmicos e das suas graduações, uma vez que retoma os conteúdos aprendidos no decorrer de toda a sua formação.