É possível aspirar sucesso profissional sem desvincular do coletivo? De acordo com a proposta da mais nova iniciativa da Universidade La Salle, isso não é só possível como também necessário. A partir dessa segunda-feira (27), a Universidade passa a sediar oficialmente o projeto Eduemprèn no Brasil, configurando o primeiro passo de internacionalização da ideia na Rede La Salle.

O projeto tem como objetivo levar noções de empreendedorismo social a alunos da educação básica, para potencializar os verdadeiros agentes da transformação social.

A novidade vem da Universidade La Salle Ramon Ilull, em Barcelona, na Espanha. Aqui no Brasil, será aplicado, inicialmente, em três escolas da Rede: La Salle Canoas, La Salle Niterói e La Salle Santo Antônio. Contará com a expertise de profissionais das escolas, além de professores e alunos da Universidade La Salle nas salas de aula, capacitados por representantes da iniciativa na Espanha, com patrocínio da FTD Educação.

Capacitação das equipes

As equipes diretivas das escolas da Rede La Salle participaram do primeiro módulo de capacitação do EduEmprèn na parte da manhã. Durante a capacitação, os participantes tiveram contato com vídeos produzidos pelos alunos vencedores da última edição ocorrida na Espanha. Quem fez essa apresentação foi a representante do Eduempèn Espanha, Verônica Vargas, acompanhada dos integrantes da Universidade La Salle, o coordenador da área de Gestão e Negócios, Prof. Me. Silvio Denicol; o Assessor de Inovação, Prof. Dr. Jefferson Monticelli e o gestor da La Salle Tech, Bruno Haas dos Santos.

“Depende de vocês e dos professores incentivarem ideias que podem fazer parte de um projeto empreendedor”, destacou o Prof. Silvio. Durante a capacitação uma ideia que foi ressaltada é de que o empreendedorismo nada mais é do que ações que solucionam problemas em busca de melhorias para o nosso entorno.

Lançamento brasileiro em terras canoenses

A cerimônia de lançamento aconteceu na parte da tarde. Verônica Vargas apresentou para os convidados os números atingidos nos dois ciclos do projeto na Espanha. Na primeira edição, mais de 600 alunos de nove escolas foram contemplados. Na segunda, pulou para mais de 1100 alunos de 16 escolas.

No Brasil, está prevista a participação de quase 200 estudantes das três escolas, em modelo de projeto piloto. De acordo com o Prof. Sílvio, serão três meses de aulas, mentorias, produção de conteúdos como vídeos, pôsteres e de uma proposta criativa de solução empreendedora. Isso acontecerá através da criação de equipes que disputarão pela melhor ideia.“Ao final, acontecerá um grande show para anunciar a equipe vencedora. O prêmio será participar do evento em Barcelona, com as equipes locais”, explicou.

“São João Batista de La Salle foi um grande empreendedor. Ele mudou a escola da sua época para atender às novas demandas sociais. Trezentos anos depois, repetimos esse momento histórico de transformação, mudando a educação de dentro para fora. Assim, renovamos a Educação do país, integrando Educação Básica e superior”, declarou o Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc.

A Professora Fabiane Franciscone, Coordenadora De Educação Básica Da Rede La Salle, completou: “o projeto está diretamente ligado à proposta educacional Lassalista, que visa a autonomia, protagonismo, trabalho coletivo e em prol da transformação social. Estamos ansiosos pelo envolvimento dos alunos, que será no próximo dia 31”.

Clique aqui e confira os melhores momentos do dia na galeria do Flickr.