Menu

Desenvolver um produto de baixo custo, fácil fabricação e que impacte na vida das pessoas. Este é o objetivo do Easy Walk, protótipo desenvolvido em parceria entre os cursos de Design de Produto, Engenharia Mecânica e Fisioterapia do Unilasalle Canoas. De acordo com a egressa do curso de Design de Produto, Rita Fric, a ideia surgiu na disciplina de Projeto Integrado em seu último semestre de aula e foi orientada pelo Prof. Me. Claudio Freitas. “O objetivo era desenvolver um produto pra clínica de Fisioterapia, eu escolhi a parte de hidroterapia com foco em pessoas com deficiência motora nas pernas com a ideia de ajudá-las a se locomover melhor na piscina”, conta Rita.

Para chegar ao produto a egressa contou com o apoio do curso de Fisioterapia. Segundo ela quem faz esse tipo de tratamento hoje se apoio no corrimão da piscina e depende uma fisioterapeuta dentro da piscina para auxiliá-lo. Com o Easy Walk o paciente teria muito mais autonomia. A parceria com o curso de Engenharia Mecânica foi o que permitiu que o produto fosse criado dentro do Unilasalle. Com a orientação do coordenador do curso, Prof. Dr. Charles Rech, e a mão na massa do técnico do laboratório de Engenharia Mecânica, Basílio Oliveira, o andador que tem como matéria prima principal o aço criou forma e é o primeiro produto desenvolvido pelo curso que foi lançado neste semestre. 

O produto inédito no mercado passará por uma aprovação dos alunos de Fisioterapia e pode passar por melhorias, como explica o coordenador dos cursos de Design, Fabrício Kipper. “O próximo passo agora é o uso do equipamento dentro da piscina pelos alunos de Fisioterapia que vão validar e nos dar um retorno para possíveis melhorias do produto, até que tenhamos certeza que podemos lança-lo no mercado.”, ressaltou.

 

Entre em Contato