Os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras Português, Pedagogia e o curso Tecnológico em Redes de Computadores do Unilasalle Canoas estão entre os melhores do país, segundo a divulgação do MEC do CPC (Conceito Preliminar de Curso) do ano de 2014. Os cursos foram avaliados com a nota 4, figurando na melhor faixa de desempenho, que elenca cursos com as notas máximas na avaliação (5 e 4).

Para o cálculo do CPC, utiliza-se a nota obtida pelos alunos no ENADE do ano em questão, além de variáveis referentes à qualificação e qualidade do corpo docente e infraestrutura da instituição de ensino. Alguns cursos não constam na listagem do CPC 2014, pois o ciclo de avaliação é trianual. Outro fator que excluiu algumas graduações da listagem de 2014 é o fato de não possuírem alunos concluintes. Alunos de bacharelados e licenciaturas só realizam o ENADE (que compõe o CPC) quando concluíram 80% do curso e alunos de cursos tecnológicos somente quando concluíram 75% do curso.

A coordenadora do Curso de Letras, Prof. Dr. Lúcia da Rosa, atribuiu a nota 4 a uma equipe de professores qualificada, comprometida e unida. “Nossos docentes têm interesse em formar bons profissionais. Os alunos são cobrados e correspondem positivamente a essa cobrança”, comenta Lúcia sobre o curso, que apareceu em reportagem da Revista Exame como um dos melhores do país: primeiro lugar entre os centros universitários do Estado e quarto lugar entre os do Brasil. Destaque também para o curso de Redes de Computadores, que apareceu em primeiro lugar entre os centros universitários do Estado e sétimo lugar entre os do Brasil.