De outubro a dezembro, as alunas dos cursos de Relações Internacionais da Universidade La Salle, Bárbara Manon Rodrigues Munhoz e Fernanda Carolina Froelich, participam da primeira edição do curso de Educação a Distância (EaD) “Uma Introdução às Migrações Internacionais”, parte do projeto “Fortalecendo a Assistência Jurídica aos Migrantes no Brasil e Promovendo sua Inserção no Mercado de Trabalho”, financiado pelo Fundo da OIM para o Desenvolvimento (IDF). A atividade é promovida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e pela a Escola Superior da Defensoria Pública da União (ESDPU)."A participação das acadêmicas Bárbara e Fernanda no curso da Orgaização Internacional para as Migrações indica a qualificação e egajamento do nosso corpo discente nas questões que são urgentes para as Relações Internacionais contemporâneas, e demonstra o apoio institucional que nossas alunas e alunos recebem da Universidade La Salle em seu desenvolvimento pessoal e profissional", explica a coordenadora do Curso de Relações Internacionais, Prof.ª Dr.ª Tatiana Vargas Maia.

O curso tem como público-alvo pessoas que prestam atenção direta a migrantes vulneráveis ou que necessitem de uma introdução sistemática ao tema da migração internacional e da governança das migrações no Brasil.

A oferta inicial é de 200 vagas. Metade delas será preenchida pela DPU, em processo seletivo interno. A outra metade será composta por atores da sociedade civil, poder público e de serviços universitários de assistência a migrantes ou organizações congêneres.

Com duração de 40h, o curso será realizado na plataforma online da ESDPU, durante seis semanas, entre 15 de outubro e 3 de dezembro, e inclui uma avaliação parcial ao final de cada módulo e uma avaliação global ao final das atividades.

O curso está dividido em cinco módulos: Módulo 1 — Introdução às migrações internacionais e sensibilização para melhor atenção ao público migrante; Módulo 2 — Entendendo a legislação brasileira, parte 1 (nova lei de migração); Módulo 3 — Entendendo a legislação brasileira, parte 2 (legislações conexas: tráfico de pessoas e refúgio); Módulo 4 — Arquitetura da governança migratória no Brasil, principais atores institucionais; Módulo 5 — As redes locais de apoio e acolhimento.

Segundo o Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais/Reitoria, Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda, esse projeto simboliza que a Universidade La Salle está atenta às questões que atingem as Relações Internacionais na atualidade: “A migração é uma situação que bate a nossa porta e precisamos capacitar pessoas aptas a lidar com isso. O curso proporcionado nos dá a oportunidade de envolver nossos acadêmicos permitindo inclusive que os mesmos contribuam depois para a solução dos problemas locais” completa.