Menu

Quando falamos em astronomia tudo parece tão distante. Milhões e milhões de quilômetros que distanciam planetas, estrelas, luas. Mas a astronomia está mais próxima da sua vida e mais presente no seu dia a dia do que você imagina. Ela é considerada uma das principais responsáveis pelos maiores avanços tecnológicos que trazem benefícios diretos à sociedade.

Saiba quais avanços só foram possíveis por conta das pesquisas de exploração do espaço e que você usufrui na sua rotina, inclusive agora, lendo essa matéria e usufruindo da internet:

1. A câmera do iPhone tem um dispositivo de carga acoplada (CCD) – um instrumento que converte o movimento de carga elétrica em um valor digital. Originalmente desenvolvido para a astronomia, o CCD agora é usado na maioria das câmeras, webcams e telefones celulares.

2. Programação computacional: A linguagem de programação Forth, originalmente desenvolvida para telescópios no Observatório Kitt Peak, agora é usada pela FedEx para rastrear pacotes.

3. A síntese de abertura – o processo de combinar dados de vários telescópios para produzir uma única imagem – foi desenvolvida pela primeira vez por um astrônomo e agora é usada para várias ferramentas de imagens médicas, incluindo scanners CAT e ressonância magnética.

4. Telescópios espaciais são construídos em um ambiente extremamente limpo, a fim de evitar que partículas de poeira obscureçam os espelhos ou instrumentos. Métodos e instrumentos similares são agora usados em hospitais e laboratórios farmacêuticos.

5. Aeroportos utilizam os avanços na tecnologia desenvolvida para a astronomia. A tecnologia criada para observatórios de raios-X é usada em cintos de bagagem. Um cromatógrafo a gás – um instrumento concebido para uma missão a Marte – é usado para analisar a bagagem em busca de explosivos.

6. Roupa de bombeiro: Os trajes de astronautas, que resistem a grandes mudanças de temperaturas no Espaço, também tiveram aproveitamento na Terra. Nos anos 50, o cientista Carl Marvel criou a polibenzimidazole (PBI), fibra que seria usada pelos astronautas nos anos 60, 70 e 80. A fibra começou a ser usada nos trajes de bombeiros em 1978 e é usada até hoje para protegê-los do calor em casos de incêndios.

7. Termômetro auricular: Para quem cuida de bebês, o termômetro auricular é um grande aliado. Em vez de mercúrio, ele usa lentes para detectar a energia infravermelha do ouvido.A tecnologia que levou ao seu desenvolvimento foi criada pelos astrônomos e agências espaciais para ser usada em telescópios para registrar o nascimento de estrelas.

8. Detector de fumaça: A busca por segurança nas primeiras estações espaciais exigiu a criação de vários equipamentos. Para a estação Skylab (lançada em 1973), a Nasa teve que criar um detector que registrasse qualquer vapor tóxico. Hoje, ele é usado em prédios e casas para registrar fumaça e evitar incêndios.

9. Os controles do tipo joystick surgiram na aviação, mas ganharam grande desenvolvimento durante o programa Apollo, principalmente para controlar o veículo Apollo Lunar Rover (o "carro" que os astronautas usaram na Lua).

10. Antena de TV por satélite: O esforço para corrigir erros nos sinais que vinham de espaçonaves levou à criação de tecnologias que impedissem os ruídos (problemas nas imagens e sons durante as transmissões). Isso levou a outra invenção, a das antenas que melhoram a imagem de TVs nas nossas casas.

Dia da Astronomia foi celebrado no Unilasalle

As contribuições da astronomia para a sociedade fizeram parte de uma das palestras do Astronomy Day, evento que aconteceu no Unilasalle no último sábado, dia 03/12, com a organização do projeto Ciência e Astronomia. O tema foi analisado pelo Prof. Cesar Schimitt, que possui um projeto de divulgação científica para crianças. “A culpa de adolescentes não gostarem de ciências exatas é a falta de estímulo logo na infância, que é quando plantamos essa sementinha e a astronomia é uma ótima ponte pra isso”, destacou. O evento seguiu com a fala do Prof. Gentil Bruscato sobre observatórios astronômicos didáticos; Marcos Palhares, que por skype falou sobre seu trabalho com o livro “O céu não é o limite”; a Profª Carolina Brito, que falou sobre as mulheres na ciência; o prof. Rubem Dutra, que falou sobre a ciência e a ficção. 

Mas o grande destaque do evento foi o bate-papo via Skype com o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Ele contou um pouco sobre a sua trajetória profissional até chegar a responsável pela missão de carregar a bandeira do Brasil em uma missão para o espaço, contou detalhes de bastidores deste dia e do quanto o Brasil poderia ter explorado mais esse fato. “Não espere que você terá apoio institucional, isso é muito difícil de acontecer. Mas você tem que seguir seus caminhos e fazer a sua realidade”, afirmou o astronauta ao mandar uma mensagem aos jovens que pretendem seguir essa carreira.

Evento teve repercussão na imprenso local

O projeto Ciência e Astronomia, responsável pela organização do evento, foi criado pelo acadêmico de Engenharia Química, Cristian Westphal e teve repercussão em canais de comunicação locais. Confira aqui.

Confira também algumas fotos do evento.

Entre em Contato