De 21 a 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, data que tem como objetivo incentivar os debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Esse ano o tema da campanha é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. E já que a mudança começa por cada um de nós, que tal conhecer duas startups que tem como motivação para seus negócios a inclusão? Elas estão participando das oficinas do Canoas Startup Show. Nesses encontros os idealizadores das 15 startups selecionadas na primeira etapa do concurso recebem orientações de profissionais da Universidade La Salle e da CDL Jovem Canoas sobre que rumos dar para seus negócios. Os participantes miram a grande final do concurso, marcada para o dia 25/10, onde os cinco finalistas disputam o prêmio: três meses de incubação na La Salle Tech. Conheça mais dois projetos que concorrem ao prêmio.

Te Ajudo!

Durante uma disciplina de “Empreendedorismo e Criatividade” no curso de Fisioterapia da Universidade La Salle, os colegas Jorge Senden e Flávia Barichello criaram a Te Ajudo!. A startup está em fase de desenvolvimento e propõe a criação de um serviço de mapeamento no município de Canoas: “A Te Ajudo! Tem a ideia de propor o serviço de mapear os locais acessíveis da cidade de Canoas e informar aos cidadãos os locais que ainda não tem acessibilidade, através de um aplicativo”, explica Flávia.

ADDAPTA RH - Gestão de Diversidade e Inclusão

Gabriel Passos, Marina Bandeira, Rafael Bandeira e Simone Saraiva forma a ADDAPTA RH, uma empresa focada na inclusão de pessoas com deficiência. “Nossa proposta é de encontrar, desenvolver, empregar e acompanhar o desenvolvimento do profissional dentro das organizações. Eliminando barreiras e paradigmas dentro das organizações/famílias objetivando uma sociedade mais inclusiva”, explica Simone. A ideia surgiu a partir da vontade do grupo de colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária. Eles acreditam que a experiência no Canoas Startup Show está ajudando na criação da proposta e também desenvolvendo os profissionais como indivíduos.

Saiba mais AQUI.