O mundo está repleto de ideias inspiradoras. Aqui mesmo, na região Metropolitana, 15 empreendedores se destacaram por terem ideias ousadas e que, mesmo em um cenário nacional economicamente fragilizado, investiram em estratégias criativas para torna-las realidade. Essas iniciativas foram reconhecidas e selecionadas pelo I Canoas Startup Show, concurso promovido pela Universidade La Salle em parceria com a CDL Jovem de Canoas. Os empreendedores já estão participando do ciclo de capacitações que culminará no grande evento de premiação do negócio de destaque, que receberá três meses de incubação na La Salle Tech.

Nessa semana inicia uma série de matérias apresentando as startups que integram esse time e disputam a incubação. Abrindo os trabalhos, a Conta Ágil, Moagro e Purchase. Além dessas, participam ainda a Arenna Fight Warrios, Braivox, Coolab, Crush, Eureka, Makebetter, Meu Inscrito, Qguardião, Radak, Upam, Vizú e You Manage.

Conta Ágil

É possível inovar em áreas tradicionais? De acordo com a Conta Ágil, sim. A ideia da startup surgiu há um ano, quando os sócios conversavam sobre o futuro da Contabilidade e da Prestação de Serviços online. Dois deles são contadores e tinham interesse em inovar na forma da atuação contábil, aproveitando as facilidades que a internet e outras tecnologias poderiam proporcionar. “Eu já era sócio deles em outro negócio e decidimos apresentar a ideia para mais dois parceiros, da área de Design e de Tecnologia da Informação, com o objetivo de montar uma equipe multidisciplinar para desenvolver o negócio. Assim surgiu a Conta Àgil, com o objetivo de desmistificar a lenda que a contabilidade precisa ser algo caro, burocrático e sem valor para o empreendedor”, conta Diógenes Dorneles da Rosa, sócio da startup.

A ideia da plataforma é permitir a comunicação online com o cliente, transmissão de arquivos, controle de obrigações e informações gerenciais do negócio fornecidas de maneira simples. Também fornecer facilidades como emissão de notas, abertura de contas em bancos, entre outras, com planos mensais de consumo.

Moagro

A agricultura é uma das atividades mais antigas do mundo, o que não impede ser atualizada constantemente. Uma startup que facilite o contato entre comprador e o produtor rural? Temos! A inspiração para a criação da Moagro surgiu durante a Graduação do engenheiro agrônomo Diego Cecagno, Diretor Executivo da startup. “Estávamos fazendo um projeto e fiquei surpreso com a dificuldade que é para os produtores rurais de hortifruti venderem a sua produção. O nosso objetivo é aproximar esses produtores rurais do varejo e da indústria. Frequentemente, há muitos intermediários nessa comercialização, o que torna o produto pouco rentável para o produtor e muito caro para o consumidor final”, explica Diego.

O diferencial da startup é o que move a iniciativa: a descentralização do comércio. Os varejistas de todo o país poderão comprar com os produtores locais, o que melhora a qualidade dos alimentos nas gôndolas e diminui custos com frete. Os produtores rurais, por sua vez, terão acesso a um grande número de clientes e receberão preços melhores pela sua produção.

Purchase

Por fim, a Purchase. A startup é de um homem só, Guilherme Lopes, estudante de Marketing na Universidade La Salle, que conta com o apoio de um amigo estudante de Ciências da Computação. Não por isso se trata de uma ideia menos ambiciosa.

O projeto nasceu de uma demanda de mercado observada por Guilherme, após conversar com empreendedores da área de supermercados para um trabalho acadêmico. O resultado: uma iniciativa que visa otimizar o tempo do usuário, que atualmente investe grande parte do seu tempo pesquisando preços, enfrentando filas de pagamento ou mesmo no deslocamento para fazer compras. “Pelo celular tudo sempre fica mais fácil. Acredito que a maioria das pessoas gostariam de fazer suas compras básicas em 10 minutos, sentadas no conforto do sofá de casa e tendo tudo entregue em até 2h. O objetivo é trazer mais uma possibilidade para facilitar o dia a dia das pessoas. Simplificar as coisas mais banais no cotidiano deve sempre ser a prioridade de um projeto que envolva venda”, aponta Guilherme.

Canoas Startup Show

Hoje, 23/08, os empreendedores se reunião na Universidade para participar da Oficina Desafios/Problemas Insights & Brainstorming, seguida de um Workshop sobre Habilidades Criativas. Na próxima semana, no dia 28/08, o concurso promoverá o Bate-papo Startups, aberto para alunos da Instituição, com o intuito de partilhar experiências de quem está no mercado e sanar dúvidas e curiosidades dos acadêmicos. O bate-papo será mediado pelo coordenador da Área de Gestão e Negócios, Prof. Me. Sílvio Denicol Júnior, e participam Ezequiel Vedana, fundador presidente da Piipee e Marcelo Schimidt, fundador da Rocket.Chat . Para participar, o interessado deve se inscrever pelo site

Após o ciclo de capacitações, serão selecionadas as cinco melhores startups que irão para a final. No dia 26/10, os finalistas apresentarão suas empresas ao público no evento Canoas Startup Show. Também haverá uma banca formada por cinco investidores, que escolherá e premiará a melhor proposta com três meses de incubação na La Salle Tech. Na mesma oportunidade, acontecerá a palestra de Camila Farani, uma das investidoras do Shark Tank Brasil, programa transmitido pelo canal Sony. Ela é Presidente do Gávea Angels, um dos primeiros grupos de investimento-anjo do Brasil.