O I Canoas Startup Show chega ao segundo mês de atividades somando experiências enriquecedoras aos empreendedores que aspiram a encubação na La Salle Tech. Desde o dia 08/08, os idealizadores dos 15 negócios selecionados pelo concurso participam de palestras, oficinas, workshops e outras atividades promovidas semanalmente pela Universidade La Salle, em parceria com a CDL Jovem Canoas.

Até o momento, a série de matérias que apresentam as startups concorrentes já abordou a Conta Ágil, Moagro, Purchase, QGuardião, Radak Sul e Crush. Hoje, 05/09, é a vez de saber um pouco mais sobre a Braivox e Make Better.

Braivox

A acessibilidade é amplamente debatida e exigida ela sociedade. A população tem exigido cada vez mais dos seus governantes a instalação de recursos de acessibilidade nos espaços públicos, por exemplo. Ser acessível, porém, vai além disso. Aplicar o conceito de forma efetiva na Educação foi o que motivou João Lessa e sua equipe a criar a Braivox.  Ele e a sócia faziam um curso técnico e testemunharam os desafios enfrentados por um colega com deficiência visual para acompanhar o conteúdo, principalmente porque usava uma reglete para fazer apontamentos, uma tecnologia antiga e demorada para a escrita em braile. Ao mesmo tempo, os professores tinham dificuldade em reproduzir conteúdo para ele.

O que fazer para facilitar esse processo? Pensar e agir diferente. Em 2016, foi criada a Braivox, uma impressora braille de baixo custo ativada por comandos de voz através do Android. “O acesso à cultura, conhecimento e comunicação para as pessoas com deficiência visual pode ser algo complicado. O material em braille é difícil de conseguir, as impressoras braille existentes no mercado são importadas, caras e complicadas de usar. O processo de escrita é de fundamental importância em quaisquer esferas imaginadas e nem sempre fácil ou acessível aos deficientes visuais. É justamente aqui que o projeto ganha extrema importância e relevância”, explica João Lessa.

Make Better

“Estava organizando minhas contas mensais em casa e pensei: não é possível que, em 2016, ainda não seja possível centralizar em só local minhas contas recorrentes mensais, onde eu possa receber, pagar e armazenar com segurança e conveniência?”, lembra Alessandro Bernardes. O questionamento dele sobre as próprias finanças o levou para uma análise de mercado. Aí o olhar empreendedor fez toda a diferença: o anseio dele poderia ser, também, uma demanda. Esse movimento culminou na criação da Make Better.

A Make Better desenvolveu uma plataforma, Easy, que centraliza o recebimento das contas. Pela mesma plataforma, é possível pagá-las com conveniência, praticidade e segurança. A gestão dos gastos também é facilitada, uma vez que estão registradas no mesmo canal. “O grande diferencial da nossa startup diante de outras tantas é a paixão pelo usuário, propondo uma solução inovadora, que impacta de verdade no seu cotidiano”, encerra.

Canoas Startup Show

Além das startups já apresentadas, participam ainda a Arenna Fight Warrios, Coolab, Eureka, Meu Inscrito, Upam, Vizú e You Manage. Elas participam de um ciclo de capacitações realizadas na Universidade semanalmente. Hoje, por exemplo, participarão do encontro para validação da Ideia/Solução & Modelo de Negócios.

Após o ciclo de capacitações, serão selecionadas as cinco melhores startups que irão para a final. No dia 26/10, os finalistas apresentarão suas empresas ao público no evento Canoas Startup Show. Também haverá uma banca formada por cinco investidores, que escolherá e premiará a melhor proposta com três meses de incubação na La Salle Tech. Na mesma oportunidade, acontecerá a palestra de Camila Farani, uma das investidoras do Shark Tank Brasil, programa transmitido pelo canal Sony. Ela é Presidente do Gávea Angels, um dos primeiros grupos de investimento-anjo do Brasil.