Menu

Começou, hoje, uma jornada que segue o caminho fora dos trilhos. A abertura do Fora dos Trilhos – Ética e Corrupção, trouxe música, poesia, reflexão e debate para os participantes que buscam ser profissionais e sujeitos visionários, aliando a formação acadêmica às vivências transdisciplinares, para fazerem a diferença no mundo. 

A primeira noite já antecipa os principais objetivos do evento: promover momentos de reflexões acadêmicas e culturais, de forma multidisciplinar e sem barreiras para o conhecimento. A música do violonista Bruno Duarte abriu os trabalhos da noite.  No Recital de Violão Solo, Bruno apresentou obras que foram da Suíte Popular Brasileira Heitor Villa Lobos, até a sua transcrição de II – Fuga BWV 1001 de Johann Sebastian Bach. Ele não somente interpretou as músicas, agraciando a plateia com o talento que aprimora enquanto acadêmico de Música, como também fez resgates históricos das composições e compositores.

Na sequência, Luciano Vaz Ferreira ministrou a palestra Corrupção e Negócios Internacionais. Segundo ele, ao mesmo tempo em que é exaustivamente discutido em ambientes comuns, o tema ainda não encontra argumentos e conceitos consistentes nesses diálogos, principalmente pelas confusões feitas acerca do seu real significado. “Sob a ótica da Transparency Internacional, trata-se do abuso de poder confiado, para obter benefícios privados”, explicou. O palestrante ainda exemplificou com cases de personalidades e governos e esclareceu mitos.

Fora dos Trilhos: programação

O segundo dia o debate será sobre o documentário Sem Pena, de Eugênio Puppo, que será exibido no Auditório Arsênio Both. No dia 10/06, está prevista uma visita guiada à exposição no Espaço Cultural da Biblioteca e na sequencia a participação no Internacional Coffee Hour. E para encerrar, também no Espaço Cultural, acontecerá uma Feira de HQs e cosplay e em seguida uma palestra sobre Histórias em quadrinho, Ética e Sociedade com a participação de Daniel HDR e do grupo de pesquisa sobre arte sequencial e cultura. 

 

Entre em Contato