A Ciência está em todos os lugares: desde os fenômenos químicos invisíveis ao olho nu até os artigos e trocas de conhecimento em eventos como a 13ª Semana Científica da Universidade La Salle – Sefic. A abertura oficial aconteceu na noite dessa terça-feira (17/10), com palestra realizada no Salão de Atos, abordando o tema “A pesquisa e o respeito à diversidade”, que norteia a edição. A programação segue até o dia 21/10 e conta com inúmeras atividades abertas e gratuitas para diferentes públicos.

A Diretora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Profª. Drª. Patricia Kayser Vargas Mangan foi a mestre de cerimônias da noite. Antes de chamar os palestrantes ao palco, passou a fala à Pró-Reitora de Graduação, Profª Dra. Vera Ramirez, que saudou os presentes em nome da Reitoria e remontou a história da Sefic. Logo após, o Prof. Dr. Germano André Doederlein Schwartz falou enquanto representante da Comissão Organizadora. “Sem Pesquisa e Ciência não há como a sociedade evoluir ou mesmo buscar soluções para problemas em qualquer âmbito. Eventos como esse fazem a diferença para quem tem sede de conhecimento e aspira também fazer a diferença onde vive, trabalha e estuda", declarou, lembrando que essa é a primeira edição promovida pela Instituição enquanto Universidade.

A pesquisa e o respeito à diversidade

As palestras, mediadas pelo Prof. Dr. Cleber Gibbon Ratto, abordaram a diversidade sob óticas distintas. A Profª Draª Cristina Beatriz Cazabuena Bonorino (PUC/RS) falou sobre o papel da mulher da Ciência, exemplificando, com casos conhecidos pelo mundo afora, como as mulheres têm conquistado lugar e respeito nesse meio. Citou personalidades como a química Claire Curie, única a receber o Prêmio Nobel duas vezes. Também trouxe à tona mulheres que tiveram seus trabalhos creditados por homens, perdendo o devido reconhecimento pelas suas descobertas e contribuições. “No meio científico isso é extremamente horrível. A pesquisa é muito intelectual e autoral, então é como se uma parte de si mesmo não fosse reconhecido como tal. Porém, a nova geração da Ciência tem o potencial de ser diferente e já mostra ser mais consciente em relação a isso. O empoderamento é um papel de todos os envolvidos: vocês podem ser o que quiserem, inclusive cientistas”, frisou.

O respeito à diversidade religiosa na educação também esteve na pauta. O assunto foi apresentado pelo Desembargador Prof. Dr. Jayme Weingartner Neto, por meio de uma palestra baseada em cases reais de pesquisa e metodologia. O professor detalhou o que tramita, em termos de leis, em relação ao Ensino Religioso nas escolas do País e como tem repercutido na pesquisa e produção científica. “Nossa sociedade está cada vez mais plural e diversificada. Essa característica é entendida como positiva para as estruturas sociais e reflete também positivamente na pesquisa no Brasil. Vivemos um interessante momento de ebulição religiosa, de minorias religiosas e, ao mesmo tempo, de pessoas sem religião e com espaço para manifestar tal opção”, destacou.

Sefic 2017 em movimento

A Sefic está movimentando a Universidade desde segunda-feira (16/10). Já no primeiro dia iniciaram as atividades de extensão, gratuitas e destinadas àqueles que realizaram inscrição prévia, como palestras e workshops, que seguem até a quinta-feira (19/10). Também na segunda-feira aconteceu o III Consórcio Doutoral, reunindo doutorandos de diferentes áreas para compartilhar e debater seus projetos de tese com outros acadêmicos e professores. Hoje (17/10), aconteceu a apresentação e avaliação dos trabalhos do Projeto Jovens Talentos, um espaço de interação entre estudantes do Ensino Médio e professores pesquisadores, com o objetivo de despertar a curiosidade para a investigação científica.

A quarta-feira (18/10) será de Feira e Mostra de Iniciação Científica e de Mostra Cultural, ambas no Complexo Poliesportivo. Já as Comunicações Orais dos graduandos e mestrandos, que já estão acontecendo no campus em horários e salas diferentes, disponíveis no site, são abertas e gratuitas para ouvintes.

O Universos Paralelos mais uma vez integrará a Sefic (nos dias 19 e 20/10), através de ações integradas de extensão, com a participação de artistas no mesmo ambiente da tradicional exposição de pôsteres e no Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica com a participação de pesquisadores de arte sequencial para enriquecer o debate.

O I Encontro de Práticas Pedagógicas é novidade na programação e acontecerá na manhã do dia 21/10, sábado, encerrando a edição Sefic 2017. O Encontro visa reunir professores de Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas, e acadêmicos de licenciatura que estejam fazendo algum tipo de estágio para apresentações orais, dando espaço para as escolas mostrarem práticas exitosas que vêm desenvolvendo em sala de aula. Um dos temas confirmados é a utilização da cultura Pop, mais especificamente as histórias em quadrinhos em sala de aula.