Nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, a Universidade La Salle inicia o processo de captação de recursos para Projeto Cine-narrativas Solidárias, que conta com o aval da Lei Rouanet.  O Cine-narrativas Solidárias visa transformar a vida das cooperativas de catadores parceiras da Universidade La Salle por meio da produção de um média-metragem roteirizado e atuado pelos próprios catadores. O PRONAC (Programa Nacional de Apoio à Cultura) e o CNIC (Comissão Nacional de Incentivo à Cultura), através da Lei Rouanet, disponibilizam recursos para a realização de projetos artístico-culturais a partir da doação de parte do Imposto de Renda (IR). Dessa forma, quem paga IR pode escolher onde será investido até 6% do valor do imposto devido. A Universidade La Salle é uma das entidades autorizadas pelo Ministério da Cultura a angariar fundos por meio dessa lei.

A produção do filme será acompanhada por uma produtora com vistas à transferência de habilidades e conhecimentos de produção audiovisual para todos os participantes do projeto, em particular os catadores envolvidos. Para os coordenadores do projeto, professores Tiago Cargnin e Lucas Graeff, a proposta é fundamental porque promove a cultura e o empoderamento dos catadores. "A ideia surgiu ainda em 2012. Queríamos criar um projeto que envolvesse produção audiovisual, mas não tínhamos formação na área. Então pensamos: por que não aprender fazendo? Então, surgiu a ideia de contratar uma produtora e fazer com que todos os envolvidos participassem das diferentes etapas de produção de um média-metragem", relatou Tiago Cargnin. Para o professor Lucas Graeff, o projeto produz outros efeitos importantes para a sociedade: "Vivemos um período onde as pessoas estão muito divididas e arraigadas em suas opiniões. Um filme como este é um momento de encontro entre catadores, professores e produtores audiovisuais. Além disso, cada uma das etapas do filme envolve efeitos multiplicadores. A economia da cultura é isso: geração de trabalho, renda e tributação por meio de bens culturais", explica.

Essa semana, no dia 16/11, às 16h, no Auditório Ir. Bruno Ruedell, acontece o lançamento para a comunidade interna. Mas o Projeto Cine-narrativas Solidárias depende da ajuda de todos!

Ficou interessado? Então clique AQUI, preencha com seus dados que você receberá em breve mais informações.