O que é o Itamaraty? Onde ele fica e qual a sua razão de ser? Na noite dessa quarta-feira (13), os estudantes da Universidade La Salle tiveram a oportunidade de sanar essas e outras curiosidades pela fala de quem vive o assunto: a embaixadora Eliana da Costa e Silva Puglia, chefe do escritório do Itamaraty em Porto Alegre.

Na conferência intitulada “A carreira diplomática e o Itamaraty: desafios no mundo atual”, a embaixadora remontou a história desse órgão do Poder Público e falou sobre o seu papel enquanto Ministério das Relações Internacionais.

Para dar uma ideia da atuação do profissional que atua no Itamaraty, mostrou que as áreas contempladas são mais do que aquilo imaginado pelo senso comum. “Somente o presidente pode assinar tratados ou acordos internacionais, por exemplo. Faz parte do nosso trabalho inclusive orientar a população, iniciativas e até lideranças públicas sobre como agir nesse tipo de situação e outras que envolvam a relação entre o Brasil e qualquer outro país”, ponderou. Também declarou que os diplomatas brasileiros têm se destacado, cada vez mais, nas questões relacionadas ao meio ambiente pelo mundo afora.

Itamaraty em números

O Itamaraty não se resume ao escritório em Brasília! Existem inúmeras unidades no exterior que, entre outras incumbências, atendem os brasileiros e representam e negociam interessem do governo brasileiro em relação aos países onde estão instaladas. Veja o Itamaraty em números:

• 139 Embaixadas
• 52 Consulados-gerais
• 11 Consulados
• 8 Vice-consulados
• 12 Missões ou Delegações
• 3 Escritórios

Sobre a embaixadora

Eliana da Costa e Silva Puglia é natural de Porto Alegre. Bacharel em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, possui curso de Língua e Literatura Inglesa pela Universidade de Brasília (UNB). Tem conhecimento em português, inglês, espanhol, francês e italiano. Já cumpriu missões permanentes e transitórias nas embaixadas em Roma (Itália), Malabo (Guiné Equatorial), Nova Deli (Índia), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Paris (França), Santiago (Chile), e nos consulados de Assunção (Paraguai), La Paz (Bolívia), Rivera (Uruguai) e Mendoza (Argentina).