A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de publicar o resultado da primeira etapa da avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de todo o Brasil. A Universidade La Salle, que possui cinco PPGs obteve um bom resultado, com crescimento de nota de dois deles (Avaliação de Impactos Ambientais e Saúde e Desenvolvimento Humano de nota 3 para nota 4) e manutenção das notas dos outros três (Educação e Memória Social e Bens Culturais com nota 4 e Direito com nota 3).

De acordo com a Diretora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Profª. Drª. Patricia Kayser Vargas Mangan, o bom resultado se deve ao trabalho sério e comprometido de muitas pessoas. “Essa conquista se deve aos pesquisadores que se aplicaram nas suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e orientação, refletindo naturalmente em melhores índices de produção. Aos coordenadores que ficaram atentos às demandas internas e externas, e seguiram apoiando o grupo de docentes e discentes na busca da excelência. Aos mestrandos e doutorandos que se empenharam em seus estudos e pesquisas, cumprindo prazos e divulgando seus resultados em eventos e publicações locais, nacionais e internacionais. E toda a comunidade educativa da Universidade e da Rede La Salle que vem apoiando de forma direta e indireta o fortalecimento da pesquisa e o crescimento dos programas de pós-graduação stricto sensu”. Além disso, Kayser destacou que os PPGs com nota 4 podem vislumbrar o doutorado ao longo do quadriênio.

Destaque para crescimento de notas é nacional

O crescimento da Universidade La Salle faz parte de um contexto nacional. No quadriênio apurado por essa avaliação, houve um aumento de 77% no número de cursos de mestrado profissional. O mestrado acadêmico e o doutorado também evoluíram atingindo um percentual de aumento de 17% e 23%, respectivamente.

De acordo com portal da Capes, o crescimento é quantitativo e também qualitativo, pois o “país conta atualmente com 11% dos programas com desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência, com notas 6 e 7, totalizando 465 programas de pós-graduação. Um percentual de 18% do SNPG atingiu nota 5, alcançando nível de excelência nacional. As notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom. Aos cursos que apresentam padrões mínimos de qualidade, com desempenho médio, é atribuída nota 3. É importante ressaltar que os programas abertos recentemente, que não formaram turmas, e que participam pela primeira vez da avaliação, geralmente mantêm a nota inicial de recomendação, 3 e 4”.

Confira aqui o resultado.