Uma das maiores referências mundiais em Justiça Restaurativa compartilhou seus conhecimentos com os acadêmicos do Mestrado em Direito e do Curso de Direito da Universidade La Salle, na tarde dessa terça-feira (27/03). De forma simpática, o professor Ivo Aertsen, coordenador da linha de pesquisa em Justiça Restaurativa e Vitimologia do Instituto de Criminologia de Leuven, da Universidade de Leuven (Bélgica), começou sua fala destacando sua vontade de aprender português. A aula com o título “Action Research: how to apply in the fiel of Restorative Justice” abordou a metodologia da pesquisa-ação aplicada à prática da justiça restaurativa. “Espero demonstrar para vocês que esse método pode ser útil para quem trabalha na área acadêmica, mas também pode ajudar advogados e assistentes sociais. Quero fazer uma ponte entre pesquisa/teoria e ação/prática”, explicou Aertsen.

A aula foi dividida em uma explicação do método e exemplos práticos, utilizados pelo próprio professor que atuou como psicólogo no sistema prisional belga durante vários anos. Ele coordenou na década de 90 projetos pilotos em cinco unidades prisionais da Bélgica com a aplicação do modelo restaurativo. A experiência foi ampliada todas as unidades do país após o sucesso da metodologia. “A proposta dessa disciplina é abordar diferentes técnicas de pesquisa. É um privilégio ter uma aula assim, especialmente, pela trajetória e representatividade que o professor Aertsen tem nessa área de pesquisa”, contextualizou o coordenador da Área de Direito e Política e professor do Mestrado em Direito, Prof. Dr. Daniel Achutti. A coordenadora do curso de Relações Internacionais da Universidade La Salle, Prof.ª Dr. Tatiana Vargas Maia, participou da aula contribuindo com a tradução da fala do professor estrangeiro.