Menu

O Mestrado em Direito do Unilasalle Canoas deu o pontapé inicial no período de aulas inaugurais e magnas com o evento da quinta-feira, dia 09/03, à noite. A aula, que reuniu acadêmicos de graduação e mestrandos, contou com a abertura do Prof. Dr. Marcos Catalan e com as boas-vindas da Coordenadora do PPG em Direito, Prof. Dra. Renata Almeida e do Prof. Dr. Jayme Weingartner Neto.

O convidado da noite, porém, foi o Prof. Me. Anízio Pires Gavião Filho. Anízio é Fundador é Procurador de Justiça do Ministério Publico do RS, Fundador e Coordenador do Mestrado em Direito da Fundação Ministério Público (FMP) e pesquisador na área de teoria do Direito, da argumentação e da hermenêutica. O tema da palestra foi “Direito, aplicação e fundamentação racional”, e teve início com vários questionamentos, como “o que é Direito?”, “qual o conceito de Direito?”, “qual a sua relação com a moral?”, “qual é a importância desse debate para a prática do Direito?”.

Filho afirmou que o debate, por mais que pareça acadêmico e teórico, é de extrema importância para a aplicação prática do Direito em casos concretos. Entre um conceito e outro, a ideia de racionalização da aplicação do Direito também entrou na pauta junto com uma série de reflexões do discurso jurídico que se ramificam e foram exemplificados com casos práticos.

Entre em Contato