O ano efetivamente começou nesta segunda-feira, dia 20/03, para o pessoal de Letras do Unilasalle. Isso porque a Aula Inaugural aconteceu e lotou o Auditório Bruno Ruedell. O evento teve como abertura a fala da acadêmica Jordana Borck Ramos, que estudou um semestre no Chile e compartilhou com os colegas a sua experiência internacional. Além de ter sido a primeira brasileira a estudar na Universidad del Bío-Bío (UBB), ela falou das dificuldades de adaptação com a língua, com a família e local onde morou e com casos de terremoto e tsunamis. Mesmo tendo estudado muito, “das 8h às 20h”, de acordo com Jordana, ela conseguiu vivenciar toda a cultura local e conhecer pontos turísticos do Chile. Depois dela, a acadêmica Daniela Marques, mandou o recado sobre a criação do Diretório Acadêmico de Letras (DALE), convidando os alunos interessados para participarem.

A palestra ficou por conta do Membro da Academia das Ciências de Lisboa, Prof. Dr. Celso Augusto Nunes da Conceição, que falou sobre o (des) acordo ortográfico entre Brasil e Portugal. “Na verdade, estamos desacordados”, afirmou. O professor considerou um calendário, desde 1990, citando os acontecimentos e bastidores que nos levou a desengavetar um acordo e coloca-lo em prática em 2016. “Porém, o único país que aplicou o acordo foi o Brasil”. Celso conta que em Portugal, o debate ainda é intenso de movimentos contrários às modificações ortográficas propostas pelo acordo e finalizou sua fala dando diversos exemplos práticos que não estão alinhados a ideia de simplificação do acordo.